Como usar o Strava

Veja como usar o Strava: app para monitorar exercícios físicos com função de rede social, para compartilhar resultados entre amigos

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Strava

Você já deve ter ouvido falar do Strava, um aplicativo que monitora suas atividades físicas — calcula a distância percorrida, mapeia o trajeto feito e conta o tempo gasto no exercício. Se você entrou no mundo dos esportes agora, veja como usar o Strava para registrar suas atividades e encontrar estradas e trilhas compartilhadas.

Por que é preciso saber sobre meu exercício?

Se você entrou no mundo do esporte, é comum que queira saber seu desempenho ao finalizar uma atividade.

A quantidade de quilômetros percorridos, o tempo gasto, velocidade e até — dependendo do dispositivo usado para a medição — os batimentos cardíacos durante o exercício. Todas essas informações são importantes para quem procura melhorar o condicionamento físico.

Seja tentando bater metas ou recordes, registrar as atividades esportivas é importante para acompanhar o desempenho do atleta. Se você conseguiu fazer aqueles cinco quilômetros hoje, amanhã consegue também!

Como usar o Strava para registrar exercícios

Tudo começa na guia “Gravar”. É por ali que você definirá qual o tipo de exercício e o início da atividade.

  1. Clique na guia Gravar;
  2. No ícone do meio, selecione o tipo de exercício (entre corrida, pedalada, caminhada, hike, canoa, etc);
  3. Toque em Iniciar.
usar o strava para registrar exercício

Em seguida o app iniciará o percurso. Se precisar de uma pausa, use a opção “Parar” e para finalizar o exercício toque em “Concluir”.

registrando atividade com strava

Ao concluir um exercício, as funções sociais do Strava entram em ação: defina um nome para a atividade, adicione fotos e outras informações para compartilhar no feed do aplicativo, se desejar.

Se você usa o app do Strava pelo celular, as informações registradas se limitarão à velocidade média, distância, tempo e ganho de elevação. Com uma pulseira fitness ou um relógio inteligente, é possível mensurar até os picos de batimentos cardíacos na atividade.

Com que dispositivos o Strava é compatível

Apesar de permitir a inserção dos dados mesmo após as atividades (manualmente), para que você não precise carregar o celular durante o exercício. O Strava é compatível com relógios inteligentes, pulseiras fitness e outros dispositivos para registro das informações.

Algumas marcas e modelos suportados são: Apple Watch, Samsung Galaxy Watch, Google Wear OS, Amazfit, Fitbit, Garmin, Cateye, Microsoft Band, Polar, Wahoo, entre outros.

strava no apple watch

Como usar o Strava com outros dispositivos:

  1. Toque na guia Perfil;
  2. Toque na engrenagem do canto superior direito para acessar as configurações;
  3. Selecione a opção “Aplicativos, Serviços e Dispositivos”;
  4. Toque em “Conectar um novo dispositivo ao Strava”.

Como encontrar o caminho de outras pessoas

Outra função do Strava é mostrar o caminho que outras pessoas fizeram e compartilharam dentro da plataforma, o chamado Segmentos.

Para encontrar segmentos:

  1. Toque na guia Explorar;
  2. Selecione a aba Segmentos;
  3. Pesquise por um local ou os Segmentos próximos a você.
segmentos do strava

As rotas indicarão a distância do trajeto e o ganho de elevação. Ao tocar o “i”, de cada Segmento a opção para desafiar amigos aparecerá. Você pode indicar alguém que já esteja dentro do Strava ou compartilhar um link para o aplicativo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Strava na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados