Apps do ano: brasileiros fazem bonito em premiação da Apple

Apple divulgou a lista dos ganhadores do App Store Award 2023; AllTrails, que reúne guias de trilhas, venceu na categoria app para iPhone

Felipe Freitas
Por
Smarwatch exibe aplicativo
App SmartGym, feito por brasileiro, foi escolhido app do ano no Apple Watch (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Apple divulgou os vencedores do App Store Award 2023 — e temos apps brasileiros entre os vencedores. O aplicativo brasileiro SmartGym venceu na categoria do Apple Watch, enquanto o Prét-a-Makeup, também desenvolvido no país, foi escolhido na categoria de app para iPad.

O SmartGym, exclusivo para dispositivos da Apple, foi desenvolvido pelo brasileiro Mateus Abras e conta com alguns treinos prontos. O app pode ser usado por personal trainers que querem monitorar ou criar planilhas para clientes. Estes também utilizam o SmartGym para visualizá-la, além de permitir que alunos de academias digitalizem suas fichas de treinos.

Durante a WWDC 2023, o Tecnoblog conversou com Mateus Abras. Na ocasião, o desenvolvedor disse que o objetivo do SmartGym é motivar os usuários à prática de atividades físicas. “É como se a pessoa tivesse um personal trainer diretamente no seu Apple Watch”, disse Abras.

Já o Prét-a-Makeup, vencedor na categoria app do ano para iPad, foi desenvolvido pela brasileira Roberta Weian. O aplicativo permite que maquiadores e entusiastas testem diferentes estilos de maquiagem usando templates de rostos. Entre os recursos do Prét-a-Makeup está a ferramenta que permite a simulação do efeito de uma ring light sobre o rosto maquiado.

Tablet exibe aplicativo
Aplicativo Prêt-à-Makeup foi considerado app do ano para iPad (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

App de trilhas ganha na categoria app para iPhone

O aplicativo AllTrails foi escolhido pela Apple como app do ano para iPhone no App Store Award 2023. O AllTrails pode ser considerado uma rede social para trilheiros (não aqueles de moto), que permite que usuários colaborem com avaliações e guias para as caminhadas — ou pedaladas. Dado a popularidade e presença dos iPhones, esta é a principal categoria da premiação.

No comunicado em que revelou os vencedores do App Store Award 2023, a Apple destaca brevemente os motivos da escolha do AllTrails como aplicativo do ano. Para a big tech, o app estimula a comunidade a praticar atividades ao ar livre com guias detalhados — algo fundamental para evitar os recorrentes casos de pessoas perdidas em trilha. O AllTrails também tem elementos que lembram o Strava, como contador de distância e tempo.

Lista dos vencedores do App Store Award 2023

  • App do ano para iPhone: AllTrails
  • App do ano para iPad: Prêt-à-Makeup
  • App do ano para Mac: Photomator
  • App do ano para Apple TV: MUBI
  • App do ano para Apple Watch: SmartGym
  • Jogo do ano para iPhone: Honkai: Star Rail
  • Jogo do ano para iPad: Lost in Play
  • Jogo do ano para Mac: Lies of P
  • Jogo do ano para Apple Arcade: Hello Kitty Island Adventure

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados