Google Fotos permite marcar rostos de pessoas manualmente

O novo recurso está sendo liberado aos poucos e ajuda a corrigir falhas da inteligência artificial do Google Fotos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Google Fotos permite marcar rostos de pessoas manualmente

O reconhecimento facial do Google Fotos funciona na maioria das fotos, mas possui algumas limitações. Para resolver esse problema, o aplicativo permitirá marcar de forma manual os rostos das pessoas que aparecem nas imagens.

Segundo o Android Police, a opção está disponível a partir da versão 4.32 do Google Fotos, que já começou a ser liberada para os usuários. Apesar da novidade, não é possível apontar qualquer região da foto para marcar uma pessoa.

O aplicativo só oferece a marcação manual quando entende que há um rosto na foto. Se a inteligência artificial do Google não reconhecer a face de uma pessoa por conta do ângulo, da iluminação ou de qualquer outro motivo, a opção seguirá indisponível.

Para conferir se ela já foi liberado para você, selecione qualquer foto na sua conta em que apareça uma pessoa. Em seguida, acesse a área de detalhes selecionando o ícone de três pontinhos no canto superior direito ou arrastando a foto para cima.

O Google Fotos deverá exibir uma área com pessoas reconhecidas na imagem. Se a seção mostrar o ícone de um lápis, o recurso de marcar pessoas manualmente já está disponível, permitindo que você adicione ou modifique os rostos identificados pelo app.

O Android Police afirma que ainda não há sabe se os ajustes ajudarão a treinar a inteligência artificial. Vale lembrar que é possível desativar o recurso em “Agrupar por reconhecimento facial”, presente nas configurações do Google Fotos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados