O Google confirmou esta semana que o Gmail receberá um novo visual na web, além de novos recursos. No entanto, a empresa não compartilhou nenhuma imagem para mostrar como será o redesign.

O Android Authority e o The Verge conseguiram acesso ao novo visual do Gmail. Como você pode ver, ele adotou diversos elementos do Material Design, mas não sofreu uma mudança radical — o que é um alívio.

A barra lateral continua exibindo as mesmas opções — Escrever, Entrada, Com estrela etc. — e a parte inferior mantém o Hangouts. Quando você seleciona uma mensagem, aparecem os mesmos botões que o design antigo, na mesma sequência: Arquivar, Denunciar spam, Excluir, Marcar como lida, entre outros.

E as mudanças são bem-vindas. Há um botão Adiar para arquivar temporariamente um e-mail da sua caixa de entrada, para daqui a algumas horas, para amanhã ou para qualquer momento do futuro.

O Gmail na web agora tem o Smart Reply, que sugere respostas com base no conteúdo do e-mail. Neste caso, o título “SFO pickup” menciona o aeroporto de San Francisco, e aparece a sugestão “tenha um bom voo!”.

Além disso, o novo Gmail tem integração com o Google Agenda e com o Keep. Esses serviços aparecem em uma nova barra lateral à direita: dessa forma, você pode marcar compromissos ou guardar anotações sem abrir uma nova aba.

E se você usa o Google Tarefas (como eu), boa notícia: ele continua embutido no Gmail e passou por um redesign, segundo o Android Authority. É possível acessá-lo na nova barra lateral.

Assim como antes, é possível escolher entre três layouts. O “Padrão” mostrará qual tipo de anexo está no e-mail, exibindo uma prévia de imagens e documentos direto na caixa de entrada — é semelhante ao Inbox.

O “Confortável” mostra apenas um ícone de clipe de papel para anexos, como o Gmail atual:

E o “Compacto” reduz o espaço vertical separando cada mensagem:

Esse redesign está disponível inicialmente para funcionários do Google e parceiros da empresa. Se você está ansioso para testá-lo, melhor se acalmar: ele será liberado inicialmente para usuários do G Suite no Early Adopter Program, antes de chegar a todo mundo.

Com informações: Android Authority, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados