A interface atual do Gmail na web foi lançada em 2011. Nessa época, o Symbian ainda era uma das principais plataformas em smartphones; a Microsoft revelava os primeiros detalhes sobre o Windows 8; e a Apple cobrava por atualizações do Mac OS X. Eram outros tempos!
Após muita espera, o Gmail receberá um novo visual. O Google confirmou isso em um e-mail para clientes do G Suite, além de mencionar novos recursos.
O Google não mostra como será a nova interface, mas um leitor diz ao TechCrunch que viu um funcionário do Google usando o redesign no transporte público:
Era um híbrido de Gmail e de Inbox. A coluna do lado esquerdo era mais parecida com o inbox.google.com, e o lado direito era uma versão ampliada do Gmail. A cor no fundo tinha um gradiente azul. Cada pasta à esquerda tinha um ícone, assim como o Inbox, além de subcategorias para os marcadores.
Quanto aos novos recursos, você poderá acessar a Agenda diretamente na interface do Gmail; e será possível adiar e-mails para que eles reapareçam na sua caixa de entrada após algumas horas ou dias.
Além disso, será possível usar o Smart Reply na web, que sugere respostas com base no conteúdo do e-mail. Por fim, o Gmail terá uma nova forma de armazenar suas mensagens no computador para acesso off-line, usando tecnologias padrão da web em vez de aplicativos para o Chrome.
Desde que o Google lançou o Inbox, o Gmail ficou em segundo plano, recebendo poucas novidades nos últimos anos. Para ser sincero, eu não consigo usar o Inbox: acho a interface bagunçada demais, e prefiro algo mais tradicional — por isso não migrei.
O novo Gmail parece trazer algumas melhorias do Inbox, sem mexer muito em uma fórmula que funciona. Ele será lançado inicialmente para usuários do G Suite no Early Adopter Program, antes de ser liberado para todo mundo.
Com informações: TechCrunch.