Google Maps mostra sistemas de bikes compartilhadas em tempo real

Aplicativo de mapas do Google indica número de bicicletas disponíveis e já funciona no Brasil

Paulo Higa
• Atualizado há 2 anos e 1 mês
Bike Itaú (Divulgação/Tembici)

O Google anunciou na terça-feira (16) que passou a exibir informações de sistemas de bicicletas compartilhadas no Google Maps em tempo real. Além de indicar a localização das estações mais próximas, o aplicativo de mapas do Google mostra quantas bikes estão disponíveis.

A novidade estava sendo testada na cidade de Nova York desde 2018 e foi lançada nos aplicativos do Google Maps para Android e iOS em mais 23 cidades de 16 países, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

As estações de compartilhamento de bikes podem ser localizadas no Google Maps pelo nome do sistema. O Tecnoblog apurou que Bike Itaú (Bike Sampa e Bike Rio) e CicloSampa (patrocinada pela Bradesco Seguros) estão contempladas, mas ainda não há informações sobre modelos sem estações (dockless), como o da Yellow.

Google Maps / Bike Itaú

No aplicativo, é possível ver em tempo real quantas bicicletas estão disponíveis para retirada e se há vagas para devolver a sua, além de fotos das estações. Mas o processo de aluguel continua sendo feito pelos aplicativos das empresas que operam os serviços, como a Tembici e a Trunfo.

O recurso funciona nas cidades de Barcelona, Berlim, Bruxelas, Budapeste, Chicago, Cidade do México, Dublin, Hamburgo, Helsinque, Kaohsiung, Londres, Los Angeles, Lyon, Madri, Montreal, Nova Taipé, Nova York, Rio de Janeiro, San Francisco, São Paulo, Toronto, Varsóvia, Viena e Zurique. Mais cidades ao redor do mundo serão adicionadas em breve.

Leia | Como rastrear um veículo estacionado pelo Google Maps

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.