Novo Google Maps tem interface renovada e faz recomendações de estabelecimentos
O Google Maps ganhou hoje suas maiores mudanças em oito anos de existência. A nova geração do serviço de mapas do Google, que será liberada inicialmente para alguns usuários mediante convite, faz recomendações de estabelecimentos, tem uma interface totalmente renovada, traz melhorias no algoritmo de rotas e integra algumas funcionalidades do esquecido Google Earth.
Não há mais uma barra lateral ocupando espaço na nova interface. O mapa agora fica em tela cheia, com alguns elementos sobrepostos, como o campo de busca. Os tons de cores no Google Maps mudaram e estão bem parecidos com os adotados nos mapas da Apple. E o mapa está mais interativo: clique num ponto e uma caixa mostrará mais informações, como locais relacionados e os melhores trajetos para chegar até lá.
Segundo o Google, quanto mais você usar o novo Maps, fazendo buscas, marcando lugares importantes e escrevendo resenhas de restaurantes e outros estabelecimentos, mais personalizado ele ficará. À medida que você usá-lo, o Maps fará recomendações de locais com base nos seus gostos pessoais e também nas avaliações deixadas pelo seu círculo de amigos no Google+.
O novo sistema de rotas mostra trajetos com diferentes meios de transporte no mesmo mapa para você comparar e escolher a melhor alternativa. Ele exibe a rota por carro (com informações sobre congestionamentos), transporte público, bicicleta e avião. Nesse último caso, o Google Maps pode exibir dados úteis, como o tempo de voo entre uma cidade e outra, bem como o preço da passagem.
Ainda não está claro se a rota por voos do novo Google Maps vai funcionar completamente no Brasil. A rota por transporte público já funciona em vários lugares do país: em São Paulo, por exemplo, o Google Maps mostra informações dos ônibus da SPTrans e EMTU, além de trens do Metrô e CPTM.
O aplicativo do Google Maps para Android receberá uma atualização em breve com as novas funcionalidades. O Google também anunciou que lançará uma versão para iPad, entre junho e setembro. Para comentar sobre o aplicativo para iOS, lançado para iPhone em dezembro, o Google disse que “as pessoas falaram que ele é rápido, simples, bonito… e não podemos deixar de dizer, mais preciso”, numa clara indireta ao problemático Apple Maps. Ai!
Para testar o novo Google Maps, peça um convite acessando este link. Os convites serão distribuídos a partir de amanhã e chegarão por email. Cheque sua caixa de entrada!