Google Meet permite checar áudio e vídeo antes de cada chamada
Novo botão no Google Meet permite que usuário teste microfone e câmera antes de a transmissão começar
Novo botão no Google Meet permite que usuário teste microfone e câmera antes de a transmissão começar
Parece até um ritual. Quando uma reunião online tem início, algum participante sempre percebe que a sua câmera não funciona ou que o seu microfone está mudo. É por isso que o Google Meet está recebendo um recurso para amenizar esses problemas: um botão que permite ao usuário testar vídeo e áudio antes da chamada.
O botão, identificado como “Check your audio and video” na versão em inglês, aparece logo abaixo da tela da transmissão. Quando clicado, o Google Meet realiza uma sequência de testes que permite ao usuário descobrir se há algum problema com a sua câmera ou microfone antes de a transmissão começar.
Com o novo recurso, o Google Meet é capaz de apontar, por exemplo, se o microfone não está captando som (pode acontecer quando o equipamento tem um botão físico para mudo, por exemplo) ou se está amplificando algum ruído de fundo.
Outros exemplos: o usuário também pode descobrir se a sua webcam está fora de foco ou se está gerando uma imagem muito escura.
Além de apontar a falha, o Google Meet pode mostrar dicas para a resolução do problema, como orientar o usuário a dar permissão para que o navegador acesse a sua câmera ou microfone.
A novidade está sendo disponibilizada para o Google Meet em diversos serviços, como as versões do Google Workspace e do G Suite.
Porém, o Android Police observa que, aparentemente, o novo botão está limitado à versão web do Google Meet. De fato, o Google não mencionou a disponibilização do recurso nos aplicativos da ferramenta para Android e iOS.
De todo modo, esse não deixa de ser um bom avanço. O botão começou a ser liberado nesta semana e estará disponível para todos os usuários em até 15 dias, de acordo com o Google.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}