Google Meet vai clarear a imagem da sua câmera em lugares escuros
Versão web do Google Meet ganha nova ferramenta que ajusta o brilho do vídeo automaticamente com inteligência artificial
Versão web do Google Meet ganha nova ferramenta que ajusta o brilho do vídeo automaticamente com inteligência artificial
O Google Meet ganhou um novo recurso que promete melhorar a visibilidade em chamadas de vídeo caso o usuário esteja em um lugar com pouca luz. Anunciada pelo Google nesta segunda-feira (20), a nova ferramenta para a versão web da plataforma ajusta o brilho das imagens capturadas pela câmera automaticamente. A função começou a ser liberada junto aos filtros de busca do Gmail para Android.
A novidade chega à versão web do Meet depois de ser lançada para Android e iOS (iPhone e iPad) no ano passado. Com recursos de inteligência artificial (IA), a ferramenta é capaz de ajustar automaticamente o brilho do vídeo. Assim, a plataforma consegue melhorar a visibilidade da imagem caso a pessoa esteja em um ambiente escuro.
“Ter muita luz atrás de você – como uma janela em um dia ensolarado – também pode ser um desafio para muitas câmeras”, anunciaram no blog de atualizações do Google Workspace. “O Google Meet na web agora detecta automaticamente quando um usuário aparece subexposto e aumenta o brilho para melhorar sua visibilidade”.
O recurso está sendo liberado gradualmente para contas do Google Workspace e do G Suite Basic e Business. Para utilizá-lo, é preciso ter um computador com Linux, macOS ou Windows. A companhia ainda recomenda o uso do Chrome 90 e Edge 90 ou versões mais recentes. Também é necessário ativar a aceleração de hardware do navegador.
O aplicativo do Gmail para Android também recebeu melhorias na ferramenta para fazer pesquisas. Desde segunda-feira (20), usuários do app passaram a contar com filtros na caixa de busca, assim como na versão do serviço de email para a web. Dessa forma, é possível tanto agilizar a pesquisa quanto torná-la ainda mais precisa.
O funcionamento da novidade para Android segue a mesma lógica da versão web do Gmail. Após fazer uma pesquisa dentro do aplicativo, os filtros vão aparecer logo abaixo da caixa de texto para inserir o termo de busca. Entre as opções disponíveis, estão o remetente, destinatário, a data e os anexos presentes em uma mensagem.
A novidade começou a ser liberada aos usuários elegíveis nesta segunda-feira (20) e deve chegar a todos até o fim de outubro. “Disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como para clientes do G Suite Basic e Business”, informaram.