Google coloca proteção adicional no seu histórico da web, local e YouTube
Minha Atividade, que mostra histórico de ações do usuário nos serviços do Google, agora pode ser protegido com senha
Minha Atividade, que mostra histórico de ações do usuário nos serviços do Google, agora pode ser protegido com senha
O Google Minha Atividade registra várias ações que você realiza com a sua conta no Google, de sites acessados via Chrome a vídeos assistidos no YouTube. As informações registradas ali podem ser tão sensíveis que, em clima de “antes tarde do que nunca”, a companhia adicionou uma camada de proteção à ferramenta: agora você pode configurar o Minha Atividade para pedir senha antes de mostrar os registros.
Embora pouco conhecido, o Minha Atividade é uma ferramenta bastante útil. Com ela, você tem uma noção mais clara daquilo que o Google registra sobre você e pode retornar à alguma ação realizada, como uma página visitada recentemente, mas cujo endereço você não gravou.
O problema é que uma pessoa que tiver acesso à ferramenta poderá descobrir muito sobre você: as buscas realizadas, as páginas acessadas, os vídeos vistos no YouTube, o histórico de localizações no Maps, as interações feitas com o Google Assistente, os aplicativos buscados na Play Store, os textos traduzidos no Google Tradutor e assim por diante.
Como parte dos esforços para aumento da privacidade e segurança do usuário anunciados no Google I/O 2021, o Google implementou uma opção de senha para o Minha Atividade. Ao acessar a ferramenta agora, provavelmente você verá um balão destacando a novidade.
Ao clicar em “Gerenciar a verificação do Minha Atividade”, bastará escolher a opção “Exigir a verificação extra”. Com essa configuração, a ferramenta exigirá a senha da sua conta para exibir seu históricos de atividades (primeira imagem deste texto).
Se mesmo com a verificação extra você não se sentir confortável com os registros do Google Minha Atividade, saiba que é possível controlar os dados que aparecem ali.
Os registros são classificados em três categorias: Atividades na Web e de apps, Histórico de localização e Histórico do YouTube. Cada uma pode ser desativada nos links exibidos em destaque na página principal do Minha Atividade.
Ao acessar cada categoria, você também tem a opção de excluir manualmente atividades anteriores ou de definir um período para esses dados serem apagados automaticamente.
Com informações: 9to5Google.