Google One oferece backup gratuito para Android e até iPhone

Google anuncia novo app Google One para fazer backup de vídeos, fotos, contatos e calendários, inclusive no iOS

Paulo Higa
• Atualizado há 3 anos
Google One

O Google anunciou nesta quarta-feira (29) um novo aplicativo do Google One, serviço de armazenamento na nuvem que reúne os dados do Gmail, Drive e Fotos. A ferramenta permitirá fazer backup automático dos contatos, fotos e vídeos salvos no seu celular Android, mas a grande novidade é que ela estará disponível também para iPhones.

O novo aplicativo oferece backup automático mesmo se você não for um assinante do Google One, que vende planos a partir de R$ 6,99 por mês, com 100 GB de espaço. Todos os usuários do Google têm pelo menos 15 GB de armazenamento gratuito, o triplo dos 5 GB que a Apple fornece no iCloud.

No caso do Android, o backup automático incluirá dados como seus contatos, a lista de aplicativos instalados, as mensagens de texto e as configurações do dispositivo, além de fotos e vídeos, para que você consiga restaurá-los facilmente quando trocar de celular. No iOS, será possível guardar os arquivos de mídia, contatos e eventos da agenda na sua conta do Google.

Google One / novo app de backup

Na web, o Google também está lançando o Gerenciador de armazenamento: a ferramenta lista e-mails ou arquivos que você enviou para a lixeira (mas ainda estão consumindo espaço na sua conta), além de itens grandes, como mensagens no Gmail com anexos pesados. “Vídeos incompatíveis”, como aqueles que o Google Fotos não processa nem exibe, também serão listados para possível exclusão.

O backup automático do Google One chegará aos usuários de Android nos “próximos dias”; no iPhone, a promessa é de que o aplicativo será liberado “em breve”.

Leia | Como salvar fotos do celular na nuvem pelo backup do Google Fotos

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.