Google Planilhas ganha preenchimento inteligente do Excel
Novo recurso do Google Planilhas busca padrões entre colunas para completar campos que ainda estão em branco
Novo recurso do Google Planilhas busca padrões entre colunas para completar campos que ainda estão em branco
O Google Planilhas começou a liberar na quinta-feira (15) o preenchimento inteligente, um recurso que agiliza a tarefa de completar dados de uma tabela. Semelhante ao que existe no Excel, a opção busca padrões entre as colunas para completar campos que ainda estão em branco.
Ao apresentar o recurso, o Google deu o exemplo de uma planilha com uma coluna de nomes completos e outra, ainda não preenchida, somente para os primeiros nomes. Com o preenchimento inteligente, basta escrever o primeiro nome em uma linha para que o Planilhas oferece a sugestão de completar com o padrão encontrado.
O preenchimento inteligente do Google já havia sido divulgado no final de junho e, agora, finalmente está disponível. A empresa destaca que, assim como o Smart Compose do Gmail, que sugere palavras enquanto você escreve uma mensagem, esta é mais uma solução que ajuda a aumentar a produtividade.
O novo recurso do Planilhas também permite usar dados públicos do Knowledge Graph para, por exemplo, inserir os países em que estão localizadas as cidades indicadas em uma coluna. Na versão Enterprise Plus do Workspace (antigo G Suite), empresas também podem usar dados de funcionários para preencher tabelas.
Segundo o Google, o preenchimento inteligente será liberado tanto para usuários de contas individuais do Google, quanto para assinantes do Workspace. O recurso começou a ser liberado para quem optou por receber atualizações rápidas e será expandido em 5 de novembro para quem prefere as chamadas atualizações programadas.
No Excel, o Preenchimento Relâmpago gerou resultados, no mínimo, inusitados ao tentar completar informações em tabelas. Disponível a partir do Excel 2013, ele também compara os conteúdos de uma coluna para seguir o padrão em outra. No entanto, o resultado nem sempre sai como esperado.
Ao preencher uma lista com abreviações de meses, como “jan”, “fev”, “mar” e assim por diante e, em seguida, iniciar uma nova coluna com “janeiro”, o programa exibirá sugestões como “feveiro” e “mareiro”. O preenchimento, disponível quando há um padrão nas colunas pode dar errado em alguns casos, mas, assim como o Google Planilhas, também é uma saída para melhorar a produtividade.