Exos X14

Se alguém te disser que determinada unidade de armazenamento transfere dados sequencialmente à taxa de 480 MB/s (megabytes por segundo), você pensaria que a pessoa está falando de um SSD, certo? Bom, pode ser sobre um HD também: o Exos X14 é um disco rígido da Seagate que atinge justamente essa velocidade.

Para você ter ideia, os HDs de 7.200 RPM mais rápidos da marca alcançam taxas que não costumam passar de 235 MB/s. Qual a mágica da Seagate para praticamente dobrar essa velocidade? Uma tecnologia comercialmente batizada como Mach.2 (até então, a Seagate a chamava de Multi Actuator).

Já falamos do Mach.2 ou Multi Actuator aqui no Tecnoblog, mas eis um resumo: normalmente, os HDs têm apenas um atuador com braço que, por sua vez, movimenta cabeçotes de leitura e gravação sobre os discos; o que a tecnologia faz é acrescentar mais um atuador, assim, ambos podem trabalhar de modo independente e permitir que o HD lide com dois comandos de acesso a dados simultaneamente.

É improvável, porém, que tecnologia chegue aos usuários domésticos, pelo menos no curto prazo. O Exos X14 é um HD de 7.200 RPM voltado a aplicações corporativas que exigem bastante desempenho. A velocidade de 480 MB/s de transferência sequencial é a máxima, o que indica que, na prática, a taxa deve ser menor na maior parte do tempo.

Our MACH.2 Multi Actuator technology breaks throughput record at this year’s #OCPSUMMIT18 pic.twitter.com/azURZpYavA

— Seagate (@Seagate) March 21, 2018

Mesmo assim, a promessa é a de que o Exos X14 alcance mais desempenho que os HDs para servidores e afins existentes hoje. SSDs continuam sendo mais ágeis, é claro, mas o HD traz o benefício do menor custo por gigabyte: o Exos X14 é um modelo com 14 TB de capacidade (a linha Exos também tem versões com 12 TB e 10 TB, mas com velocidades convencionais).

Outra característica notável do Exos X14 é a tecnologia HAMR (Heat Assisted Magnetic Recording). Essencialmente, ela se baseia em feixes de laser para ampliar a densidade do disco, levando à expansão da capacidade de armazenamento sem que as dimensões físicas do componente tenham que ser aumentadas.

Ainda não há informações sobre preço e data oficial de lançamento, mas a Seagate afirma que o Exos X14 já está sendo testado por clientes que lidam com grandes volumes de dados, entre eles, a Baidu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados