Huawei Celia substitui Google Assistente nos celulares da marca
Assistente de voz Celia, da Huawei, fala inglês, espanhol e francês
Assistente de voz Celia, da Huawei, fala inglês, espanhol e francês
Nesta quinta-feira (26), a Huawei anunciou os smartphones P40, P40 Pro e P40 Pro+, os sucessores da badalada linha P30. Eles trazem diversas novidades, entre elas, uma assistente de voz exclusiva da marca que será liberada em breve: dê as boas-vindas à Celia. Sim, é esse mesmo o nome.
Com o anúncio, a Huawei se junta ao seleto grupo de companhias que contam com assistentes virtuais que falam mais de uma língua. Agora temos Google Assistente, Siri (Apple), Bixby (Samsung), Alexa (Amazon) e Celia (Huawei).
É possível que a companhia estivesse planejando entrar para essa turma há algum tempo, mas talvez um “pequeno” obstáculo tenha acelerado o projeto: você se deve se lembrar que a Huawei está impedida de disponibilizar serviços do Google em novos modelos de smartphones por conta das restrições impostas pelos Estados Unidos.
Isso significa que, apesar de rodarem Android, esses aparelhos não podem ter Google Assistente. A alternativa óbvia é partir para uma solução própria.
A assistente pode ser ativada com o comando de voz “hey, Celia” ou se o usuário pressionar o botão de liga / desliga do smartphone por um segundo. Por ora, a novidade é compatível apenas com inglês, francês e espanhol, razão pela qual será disponibilizada inicialmente em países como Chile, Colômbia, Espanha, França, México e Reino Unido.
Repare que o foco aqui é internacional. Para o mercado chinês, a Huawei disponibiliza há alguns meses uma assistente própria de nome Xiaoyi.
Os comandos reconhecidos são os triviais: fazer chamadas, enviar mensagens, definir lembretes, programar o despertador, tocar uma música, consultar a previsão do tempo e assim por diante.
Entre os recursos complementares está a integração da Celia com a função AI Lens da Huawei (similar ao Google Lens) e um modo de tradução que permite que duas pessoas no mesmo ambiente conversem entre si usando idiomas diferentes.
Por enquanto, a Celia faz parte apenas da linha P40, mas a Huawei já confirmou planos de disponibilizar a assistente em outros aparelhos, bem como em TVs, alto-falantes e notebooks. Também está nos planos aumentar, com o passar do tempo, o número de idiomas suportados e os recursos compatíveis.
Com informações: VentureBeat.