IA do Google vence melhor jogador de Go do mundo
AlphaGo ganha a primeira de três partidas contra Ke Jie, jogador chinês profissional de Go
O AlphaGo, computador do Google que vem derrotando jogadores experientes de Go, conseguiu mostrar seu poder mais uma vez nesta terça-feira (23): ele venceu a primeira partida contra Ke Jie, chinês de 19 anos que é nada menos que o atual jogador número um do mundo.
Ke Jie demonstrou ter estudado o comportamento da inteligência artificial do Google, desafiando o AlphaGo logo no começo da partida e jogando onde o computador gosta. Por isso, a margem foi bem apertada: depois de 289 movimentos, a máquina venceu o humano por apenas 0,5 ponto, a menor diferença possível.
Serão três partidas no total: a próxima será na quinta-feira (25), enquanto a final será no sábado (27). Todas acontecerão na China, onde o Google está promovendo um evento sobre Go e inteligência artificial. Por lá, o jogo é tão importante que os feitos do AlphaGo seriam transmitidos pela TV — no entanto, o governo chinês mandou censurar de última hora as transmissões na emissora estatal e em todos os sites chineses.
Como já explicamos, o Go é um jogo difícil para computadores, porque se baseia em um tabuleiro de 19×19 quadrados com cerca de 10171 posições possíveis (o xadrez tem 1050) e 200 opções de jogadas por vez (contra 20 no xadrez). Isso torna quase impossível, com o poder computacional de hoje, criar um algoritmo eficiente do jeito tradicional, que analise todas as movimentações possíveis.
Por isso, o AlphaGo utiliza redes neurais artificiais para que o computador possa fazer “intuições”, como os jogadores humanos de Go. Ele toma decisões com base em processos já feitos, e aprende sozinho com novas partidas. No final das contas, é uma demonstração de como a inteligência artificial pode ser extremamente poderosa para resolver problemas relacionados ao clima ou doenças — não só para jogar Go.