InfinityBook Pro 14 é um notebook Linux ultrafino com bateria enorme

Com bateria de 99 Wh e 16 mm de espessura, laptop da Tuxedo Computers supera concorrentes e se aproxima de notebooks gamers

Giovanni Santa Rosa
Por
InfinityBook Pro 14

Notebooks ultrafinos são ótimos para quem viaja muito, ou mesmo para quem precisa levar seu próprio equipamento para o escritório. Por outro lado, eles não costumam ter baterias muito boas. O InfinityBook Pro 14, da Tuxedo Computers, conseguiu unir o melhor de dois mundos, aparentemente: com apenas 16 mm de espessura, ele tem uma bateria de 99 Wh de capacidade.

Como explica o Ars Technica, tem um truque para conseguir uma bateria com tanta capacidade. Ela é de polímero de lítio (LiPo), o que é mais comum em smartphones. Essas baterias são menores e mais estáveis.

Laptops, por outro lado, costumam usar baterias de íon-lítio (Li-Ion), que tendem a ter mais capacidade e uma velocidade de autodescarga menor.

O resultado é uma capacidade muito maior que a de outros notebooks finos. O Lenovo ThinkPad X1 Yoga e o Acer Swift 5, por exemplo, têm praticamente a mesma espessura, mas suas baterias são de 57 e 56 Wh, respectivamente.

Notebook tem apenas 16 mm de espessura
Notebook tem apenas 16 mm de espessura (Imagem: Reprodução / Tuxedo Computers)

Na outra ponta, você só encontra baterias tão grandes em laptops gamers, como o Alienware m17 R5. Com uma bateria de 97 Wh, ele pesa 3,3 kg e tem 26,6 mm de espessura. Além de fino, o InfinityBook Pro 14 é leve, com 1,3 kg.

A Tuxedo Computers promete que seu notebook aguenta cerca de 10 horas de trabalho de escritório e navegação na internet via Wi-Fi, ou 16 horas em modo de espera.

InfinityBook Pro 14 tem Intel Core i7 e tela 3K

Agora que sabemos bem como é a bateria desse notebook, vamos ver o resto, né?

O InfinityBook Pro 14 roda Linux. Por padrão, ele vem com o Tuxedo OS instalado, distribuição da própria empresa baseada no Ubuntu com ambiente gráfico KDE Plasma.

Também existe a opção de trocar o sistema por Ubuntu, Kubuntu ou Ubuntu Budgie, ou ainda optar por Windows 11 Home ou Pro (neste caso, pagando a mais por isso).

Comprador pode optar por bateria de 99 Wh ou armazenamento de até 4 TB
Comprador pode optar por bateria de 99 Wh ou armazenamento de até 4 TB (Imagem: Reprodução / Tuxedo Computers)

Em hardware, a tela 3K Omnia chama a atenção. Ela tem resolução de 2880×1800 pixels, com proporção 16:10, taxa de atualização de 90 Hz e 400 nits de brilho.

O processador é um Intel Core i7 de 12º geração, o 12700H. Ele tem oito núcleos de eficiência e seis de desempenho, 20 threads e chega a 4,7 GHz. A placa gráfica é uma Nvidia RTX 3050 TI Max-Q, com 4 GB de RAM dedicada.

O modelo básico tem 8 GB de RAM e SSD de 250 GB, mas é possível optar por até 64 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento.

Para quem não liga tanto para a autonomia, há ainda uma versão com dois slots para SSD e capacidade para até 4 TB. Neste caso, a bateria é de 55 Wh.

O InfinityBook Pro custa a partir de 1.587 euros (cerca de R$ 8,1 mil), na versão armazenamento, e 1.629 euros (cerca de R$ 8,3 mil), na versão bateria.

Com informações: Ars Technica, It’s Foss.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados