macOS Ventura: projeto quer levar sistema para Macs com mais de dez anos
OCLP, que levou Big Sur e Monterey para Macs sem suporte, enfrenta mudanças drásticas do macOS Ventura para driblar fim da compatibilidade
OCLP, que levou Big Sur e Monterey para Macs sem suporte, enfrenta mudanças drásticas do macOS Ventura para driblar fim da compatibilidade
Toda vez que a Apple lança uma nova versão de seus sistemas operacionais, alguns produtos ficam para trás e deixam de ser atualizados. Com o macOS 13 Ventura, não foi diferente: o Mac Pro “lixeira” e o primeiro MacBook com Touch Bar não vão receber o update. Um grupo de desenvolvedores, porém, está tentando garantir que estes computadores não cheguem ao fim da linha.
Eles mantêm uma ferramenta chamada OpenCore Legacy Patcher, também conhecida como OCLP. Graças a ela, Macs antigos conseguiram receber o macOS 11 Big Sur e o 12 Monterey.
Com o macOS Ventura, vai ser mais difícil, mas eles conseguiram alguns progressos, como reativar o suporte do sistema aos processadores Ivy Bridge da Intel e até mais antigos, e a placas de vídeo ainda mais velha, como a do Mac Pro de 2008.
Mykola Grymalyuk, líder do projeto, porém, não arrisca um cronograma para uma versão estável, já que os programadores vão ter muito trabalho pela frente.
Como explica o Ars Technica, as versões anteriores do sistema não tinham tantos problemas para rodar nos computadores sem suporte oficial. As diferenças entre uma máquina compatível e outra não-compatível eram pequenas, e enganar o bootloader muitas vezes bastava. Agora, porém, está mais difícil.
A Apple vem acelerando o fim do suporte aos Macs com processadores Intel. O Ventura não é compatível com processadores mais antigos que a sétima geração da Intel Core, a Kaby Lake.
Além disso, a empresa removeu drivers e outros componentes do sistema operacional que eram necessários para os chips, como drivers de GPU da AMD e da Intel, compatibilidade com GPUs da Nvidia, suporte a USBs de modelos antigos e touchpads sem Force Touch e muito mais.
Isso não aconteceu nas versões anteriores. O Monterey, de 2021, não era compatível com vários computadores lançados entre 2012 e 2014 com processadores da terceira e da quarta geração da Intel (Ivy Bridge e Haswell, respectivamente).
Mesmo assim, ainda havia compatibilidade com o Mac Pro de 2013 (Ivy Bridge) e o Mac Mini de 2014 (Haswell). Então, era mais fácil adaptar o sistema para os outros computadores e criar ferramentas como a OCLP e a dosdude1.
O macOS Ventura trará novidades como o Stage Manager, que promete facilitar o multitarefas, continuidade em chamadas com o FaceTime, melhorias na busca do Spotlight e mais.
A expectativa é que o sistema, atualmente em fase beta, seja liberado para todos os usuários em outubro.
Com informações: Ars Technica, 9to5Mac.