TB Responde Aplicativos e Software

Como instalar o beta público do macOS 13 Ventura no Mac

Saiba como instalar o beta do macOS 13 Ventura no Mac para conhecer com antecedência as novidades dessa versão

Wagner Pedro Victor Toledo
Por
e

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A versão de testes do macOS 13 Ventura já está disponível para os usuários de Mac. Apesar de ainda ter inconsistências e alguns bugs, é possível fazer a instalação do novo sistema operacional de forma gratuita em seu MacBook. Veja, a seguir, como instalar o beta público do macOS 13, anunciado na WWDC 2022.

MacBook com macOS 13 Ventura (Imagem: Divulgação/Apple)

Tempo necessário: 5 minutos.

Para instalar o beta público do novo macOS é preciso que você se inscreva no beta disponibilizado pela Apple. Caso você já tenha cadastro, é só acessar essa mesma página e fazer o login com seu Apple ID. Além disso, é importante saber se seu dispositivo é compatível com a atualização.

  1. Acesse o site

    Acesse o site beta.apple.com pelo Mac usando o Safari;Como instalar o beta público do macOS 13 Ventura no Mac

  2. Faça login

    Vá até “Sign Up” para fazer o cadastro no programa de testes ou em “Sign In” caso já tenha uma conta;Como instalar o beta público do macOS 13 Ventura no Mac

  3. Baixe o perfil de instalação

    Role a página e clique em “enroll your Mac” para baixar o perfil de instalação do sistema. Após o backup, seguindo as instruções apresentadas na tela, clique em “Download the macOS Public Beta Access Utility” e permita o download;Como instalar o beta público do macOS 13 Ventura no Mac

  4. Abra o arquivo

    Assim que o arquivo baixar, vá até à pasta de downloads e abra o utilitário. Na sequência, clique no “macOSPubliBetaAccessUtility.pkg” para instalar o perfil beta no seu Mac.

  5. Instale o beta

    A janela “Atualização de Software” abrirá automaticamente. Clique em “Atualizar Agora” e aguarde o processo de instalação — se ela não abrir, clique no menu Apple > Preferências do Sistema > Atualização de Software.

Atenção: essa é uma versão beta

Como estamos falando de uma versão de testes, ela não é indicada para todos os usuários. O sistema está em desenvolvimento e, naturalmente, podem surgir bugs e outros problemas que atrapalham a experiência de uso. Portanto, recomendo que só instale o beta do macOS 13 Ventura caso queira testar as novidades e reportar falhas.

Outro ponto que merece atenção é que, pelo fato dessa versão não ser a final, alguns aplicativos podem não rodar muito bem no início, apresentando travamentos e fechamentos inesperados com mais frequência.

Antes de prosseguir, também aconselho que faça um backup. Assim, caso algo dê errado, você não perderá seus dados. O próprio macOS entrega uma ferramenta chamada “Time Machine” que agiliza esse processo, mas para utilizá-la é necessário ter um HD externo — já mostramos como fazer uma cópia de segurança.

Continuity Camera do macOS 13 (imagem: divulgação/Apple)
Continuity Camera do macOS 13 (imagem: divulgação/Apple)

Novidades do macOS 13 Ventura

Uma das principais novidades da nova versão do sistema operacional da Apple é a facilidade em alternar entre janelas. Chamado de Stage Manager, o recurso mantém miniaturas dos aplicativos abertos em uma coluna invisível à esquerda, podendo ser movidos rapidamente para o primeiro plano.

Também é possível agrupar janelas, função útil para quando você trabalha em mais de um projeto, por exemplo. Outra atualização implementada foi no desempenho do Safari. O navegador padrão da Apple ficou mais eficiente no consumo de energia e está mais rápido.

Stage Manager no macOS 13 (imagem: divulgação/Apple)
Stage Manager no macOS 13 (imagem: divulgação/Apple)

Além disso, é possível iniciar chamadas no FaceTime a partir do próprio Safari. Isso pode ser interessante para pessoas que estão estudando ou trabalhando juntas, mas com cada uma em sua respectiva casa.

Aliás, no macOS 13 Ventura, o Spotlight também recebeu melhorias e novas funções. A Apple também incluiu um recurso que permite usar seu iPhone como uma webcam.

Colaborou: Bruno Gall De Blasi.

Esse conteúdo foi útil?

Wagner Pedro

Autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e jogos de futebol.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque