Instagram permitirá parar a troca de dados com outros app

Meta divulgou que recurso de impedir compartilhamento entre apps e Instagram será disponibilizado em breve; recurso já funciona com o Facebook

Felipe Freitas
Por
Publicações no feed do Instagram
Meta dará a opção de usuários escolherem se apps podem enviar dados de uso para o Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta anunciou nesta semana que os usuários poderão bloquear o compartilhamento de dados entre o Instagram e outros aplicativos. Com esse recurso, os usuários podem selecionar quais apps de terceiros podem enviar sua atividade para a Meta. Esse compartilhamento entre apps é, em partes, um dos responsáveis por enviar anúncios personalizados para o seu feed — o clássico “nossa, acabei de falar com fulano sobre isso e já apareceu propaganda”.

Essa funcionalidade já existia para o Facebook com o nome “Off-Facebook Activity”. Agora, com a sua ampliação para o Instagram, passa a se chamar “Off-Meta Activity”. Na tradução direta, o recurso se chama “Atividade fora da Meta”, fazendo referência ao fato de envolver dados de aplicativos que não pertencem à Meta.

Meta permitirá você escolha compartilhar dados entre apps

Com a chegada desse recurso, que ainda não tem uma data de lançamento anunciada, o usuário poderá escolher se o histórico de uso de outros apps será ou não compartilhado com Facebook e Instagram. Além de permitir que o usuário tenha mais controle sobre os seus dados, o recurso influenciará na personalização de anúncios.

Por isso, quem desativar o compartilhamento de informações provavelmente verá mais anúncios “generalistas” e que podem não fazer sentido para o seu perfil de consumo. Porém, a Meta continuará usando o seu histórico dentro dos apps da empresa (Instagram e Facebook) para sugerir propagandas no seu feed.

Off-Meta Activity mostrará quais apps compartilham seus dados com os serviços da Meta (Imagem: Divulgação/Meta)
Off-Meta Activity mostrará quais apps compartilham seus dados com os serviços da Meta (Imagem: Divulgação/Meta)

Como vemos na imagem divulgada, a função Off-Meta Activity mostrará quais aplicativos compartilham dados com os serviços da Meta. No exemplo dado pela empresa, os apps do Airbnb, Nike e Spotify são alguns que enviam dados para o Instagram e Facebook.

Alteração pode ter relação com legislação da EU

A novidade da Meta pode ser uma reação da empresa à legislação da União Europeia. O bloco econômico aprovou a Lei de Mercados Digitais (DMA, sigla em inglês), na qual exige que grandes empresas sejam mais transparentes com dados dos usuários e como os anúncios são entregues.

Em seu site, a Meta não faz nenhuma referência à DMA. No entanto, nos últimos meses, ela fez diversas alterações para se adequar às exigências da União Europeia, como permitir que o WhatsApp envie e receba mensagens de apps de terceiros.

O Tecnoblog entrou em contato com a Meta para saber se o recurso chegará ao Brasil. O texto será atualizado assim que a empresa nos responder.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados