Instagram está bloqueando usuários devido a erro global em “selfie de vídeo”
Falha afeta app para Android e iPhone; Instagram pede selfie de vídeo para confirmar identidade dos usuários mas não libera acesso ao perfil
O Instagram possui um mecanismo para confirmar a identidade dos usuários por meio de uma “selfie de vídeo”. Porém, diversos usuários não estão conseguindo utilizar a rede social devido a uma falha nesse recurso. O Tecnoblog encontrou uma série de queixas a respeito no Twitter e no Reclame Aqui; o problema vem acontecendo pelo menos desde 2020, e não afeta só brasileiros.
- Como recuperar uma conta do Instagram desativada
- 5 dicas de segurança para usar no Instagram e proteger a conta
Falha em selfie de vídeo impede acesso ao Instagram
Os relatos mencionam tanto o aplicativo para Android como a versão de iPhone (iOS). Em comum, as reclamações informam que a rede social solicita o envio de uma selfie de vídeo para confirmar a identidade dos usuários para liberar o acesso ao perfil. Mas, ao enviá-la, o aplicativo emite um erro e, em alguns casos, chega até a ser encerrado.
Este cenário foi revelado por algumas pessoas no Twitter em 2021. Elas até chegaram a realizar o procedimento solicitado pelos aplicativos para iPhone (iOS) e celulares Android, respectivamente. Mas, após o envio, receberam os seguintes erros:
- iPhone: “Falha ao carregar o vídeo. Tente novamente mais tarde”;
- Android: “Ocorreu um erro durante o carregamento. Tente novamente mais tarde” ou “O Instagram parou”.
Bug afeta brasileiros e usuários de outros países
Os relatos se espalham pelo mundo. “Eu faço o vídeo de selfie, mas recebo o erro de que não foi possível fazer o upload para o sistema”, disse um usuário da Turquia em maio. “Estou tendo problemas com a sua verificação de selfie em vídeo e, até resolver isso, não consigo fazer o login”, questionou outra pessoa da Alemanha em agosto.
As reclamações também percorrem o Brasil. Em agosto, um usuário informou que também recebia um erro ao enviar o vídeo de selfie, mesmo após inúmeras tentativas e reinstalar o aplicativo. Ele ainda relatou que era recepcionado pelo aviso de que o feed não foi carregado ao abrir o app e que não conseguia usar nada da conta.
Em mais um caso, dessa vez registrado em setembro, outro brasileiro disse que o Instagram mostrou uma mensagem repentina para confirmar a sua identidade via selfie de vídeo. “Fiz esse vídeo e na hora de enviar sempre dá erro”, explicou. “Agora só aparece uma tela preta carregando e não sai disso.”
A selfie de vídeo é um mecanismo para verificar a autenticidade do usuário na rede social. Trata-se de uma ferramenta que, apesar de incômoda, ajuda a evitar a criação de perfis falsos na plataforma. “Envie o vídeo para nos ajudar a verificar a sua identidade e confirmar que você é uma pessoa real”, informa o aplicativo.
Ainda assim, como qualquer outro meio de autenticação, a ferramenta precisa funcionar para que, de fato, ocorra a verificação. E não é o que acontece: os usuários estão enfrentando um erro que sequer tem solução aparente e que impede o acesso ao perfil. Ou, se existe alguma forma de corrigir através de procedimentos extraoficiais, nem sempre é viável ou recomendável.
Em abril, uma usuária relatou que estava encarando o problema no app para Android. Ela depois informou que conseguiu contornar a falha ao acessar a sua conta por um iPhone, celular que custa a partir de R$ 3.699 na loja da fabricante. Outra brasileira também conseguiu retomar o uso de sua conta por meio de uma VPN em maio.
Como resolver falha do Instagram em selfies de vídeo?
O Instagram não respondeu nenhuma queixa registrada no Twitter, mas houve duas respostas no Reclame Aqui. Em novembro de 2020, a rede social entendeu que o usuário não conseguiu “acessar sua conta pois suspeita que ela foi hackeada ou está comprometida”; e orientou a procurar por um email da rede social na caixa de entrada, requisitar um link de login ou denunciar a conta, caso tenha sido invadida.
Em maio de 2021, a equipe da plataforma disse que o problema poderia estar “relacionado a diversos motivos”. Depois, informou que, caso o usuário tivesse esquecido a senha, poderia redefini-la. A rede social também deu mais algumas orientações:
- Se o problema for com uma conta desativada: “se você acha que sua conta foi desativada por engano, pode apelar da decisão abrindo o aplicativo, inserindo seu nome de usuário e senha e seguindo as instruções na tela”;
- Se o usuário não conseguiu recuperar a conta por qualquer outro motivo: “você pode fazer uma denúncia diretamente ao time responsável”;
- Se a conta foi excluída por engano: “se sua conta tiver sido excluída por você ou por alguém que usou sua senha, não será possível recuperá-la”;
- Se nenhum dos processos acima funcionar: desativar as extensões do navegador, acessar através de outro dispositivo ou um aparelho usado anteriormente para entrar na conta e tentar refazer os procedimentos com uma outra conexão de internet.
Os usuários afetados não enviaram uma réplica à rede social através do Reclame Aqui. No entanto, em junho, duas outras pessoas informaram que alteraram a senha e o problema não foi resolvido. Além disso, como você vai questionar uma conta desativada por engano nessa situação se o problema é justamente a impossibilidade de acesso?
O Tecnoblog entrou em contato com o Instagram, mas não obteve retorno dos questionamentos até esta quarta-feira (6).
Leia | O que fazer se o seu vídeo foi bloqueado no Instagram?