O Facebook confirmou em maio que o Instagram teria videochamadas para todos os usuários “em breve”. O recurso estava em fase de testes, e foi liberado para iOS e Android nesta terça-feira (26).

Você precisa atualizar o Instagram e abrir o Direct. Então, escolha um de seus contatos e toque no novo ícone de câmera na parte superior da tela. Ele terá o aviso “Inicie um bate-papo de vídeo” na primeira vez.

É possível iniciar uma videochamada com um grupo do Direct; até quatro pessoas podem participar ao mesmo tempo.

E se você tocar no botão do canto superior esquerdo, isso minimiza o vídeo — dá para conversar enquanto você navega pelo Instagram, vê stories e envia mensagens para outros amigos.

“Seus amigos já estão no Instagram e, com o bate-papo por vídeo, você pode se conectar facilmente sem um número de telefone”, diz a empresa em comunicado. É algo voltado para jovens, e pensado para aumentar o engajamento no app.

Se você bloquear uma pessoa, ela não poderá iniciar videochamadas com você. Também é possível silenciar um contato se não quiser receber notificações dele.

Explorar

O Instagram também atualizou a interface da aba Explorar. Ela ganhou canais de assuntos como Estilo, Música, Humor, Beleza, entre outros. Eles ficam organizados em um carrossel na parte superior.

Eu não costumo visitar a aba Explorar, mas ela recebe 200 milhões de pessoas todo dia. O Instagram tem, no total, um bilhão de usuários.

Por fim, a câmera do Stories ganhou novos efeitos projetados por Ariana Grande, BuzzFeed, NBA e outras contas. Seus seguidores verão a novidade ao tocarem no ícone de rosto, na parte inferior da tela.

Com informações: TechCrunch.

Leia | Como usar filtros para mudar a voz no Reels do Instagram

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.