Instagram Lite para Android é removido pelo Facebook, mas pode voltar

O app desapareceu da Play Store em países onde foi lançado em meados de abril do ano passado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
Android / Instagram Lite

Se você tem um smartphone menos potente ou quer apenas o mais básico do Instagram, existe uma versão Lite do app para Android que foi removida da Play Store. O Facebook, dono do Instagram, diz que a remoção aconteceu para que novos testes possam ser feitos no app e que ele pode voltar em algum momento.

Versões menores, mais leves e enxutas de aplicativos estão por todos os lados, indo desde o buscador do Google, Uber, YouTube, Facebook, Twitter e até o Instagram. São ótimas escolhas para celulares de entrada ou antigos, já que exigem menos do aparelho e rodam com menos problemas. No Instagram Lite praticamente todas as funções estão presentes, consumindo muito menos espaço interno.

O problema é que o Instagram Lite foi removido da Play Store em meados de abril deste ano, impossibilitando novos downloads. Usuários que já baixaram o app receberam um aviso sobre o fim do aplicativo, indicando que a instalação da versão completa pode permitir que a rede social de fotos continue sendo utilizada normalmente.

Ao TechCrunch, um representante do Facebook diz que a empresa está “revertendo os testes do Instagram Lite”, o que pode indicar um relançamento futuro. O curioso é que a empresa de Mark Zuckerberg trata o Instagram Lite como um teste, mesmo com seu lançamento no fim do primeiro semestre de 2018.

Ele estava disponível apenas em alguns países como México, Peru, Filipinas e Quênia, mas não em dois países onde o alcance do app poderia ser muito maior, como Brasil e Índia. O retorno para as pranchetas dos desenvolvedores pode ser o passo necessário para um lançamento em mais países, ou apenas um retorno para o polimento de algumas arestas soltas.

Se você busca uma versão leve do Instagram para um smartphone menos potente, é possível acessar o Instagram a partir do navegador de qualquer celular. Mesmo em web, é possível acessar e publicar novos stories, conversar por mensagens com outros usuários e acompanhar o feed de publicações.

Com informações: TechCrunch.

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Temas populares