iOS 10.3 traz novo sistema de arquivos e macOS ganha modo noturno

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

Hoje, os sistemas operacionais da Apple estão recebendo atualizações. A maior delas está nos bastidores: o iOS 10.3 traz um novo sistema de arquivos que pode acelerar seu iPhone ou iPad. No entanto, é mais importante do que nunca fazer um backup antes de atualizar.

O novo sistema de arquivos se chama APFS (Apple File System). Como explicamos por aqui, ele foi projetado com foco no armazenamento em estado sólido, possui suporte nativo a criptografia, e tem diversos truques para aumentar a velocidade de gravação e leitura. Em testes, o iOS 10.3 beta acelera o boot e a abertura de apps em dispositivos antigos.

Como nota o The Verge, a instalação do iOS 10.3 demora mais que o normal — é porque o sistema está convertendo todos os seus arquivos para o APFS. É crucial ter um backup antes de realizar esse processo: caso algo dê errado, você terá que formatar tudo para recuperar o sistema (não existe nenhum método para converter seus arquivos de volta para o padrão HFS+).

Entre as outras novidades do iOS 10.3, temos um app Find My AirPods para localizar os fones de ouvido sem fio da Apple: você os verá em um mapa se eles estiverem conectados a um dispositivo iOS; e pode soar um alarme para encontrá-los.

Além disso, desenvolvedores poderão responder a comentários deixados na App Store (semelhante ao que é possível fazer no Google Play), e você poderá votar nas resenhas como “útil” ou “não é útil”. E o iOS agora permite que você alugue um filme no dispositivo e continue assistindo no computador (com o iTunes 12.6) e na Apple TV (com o tvOS 10.2).

Enquanto isso, o macOS Sierra 10.12.4 traz um modo noturno que diminui a luz azul automaticamente à noite. Acredita-se que essa cor ativa um fotopigmento que reduz a produção de um hormônio e prejudica o sono. Este é um recurso presente há tempos no iOS, mas que dependia de programas de terceiros (F.lux) para funcionar no desktop.

No macOS, a colaboração em tempo real no iWork saiu do beta. Por fim, o watchOS 3.2 ganhou um modo para escurecer a tela do Apple Watch em salas de cinema; e agora permite que a Siri seja usada com apps de terceiros, assim como no iPhone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados