Formatar um HD externo é um procedimento que pode ser simples, mas que pede alguns cuidados dependendo do uso que será dado ao disco ou em que sistema operacional ele será usado. Neste texto, você ficará sabendo de todos esses detalhes e vai aprender a como formatar um HD externo, tanto no Windows quanto no macOS.
Por que formatar um HD externo?
Um HD externo pode vir com uma série de programas e arquivos incluídos pelos fabricantes, úteis ou não para o usuário. Se a intenção é apenas usar a unidade como disco de backup para transportar seus dados ou desmontar o case para instalar o disco em um notebook, desktop ou console de videogame, é conveniente formatar o HD.
Além disso, dependendo de onde e como você pretende usar o HD externo, formata-lo pode ser necessário para permitir que ele seja reconhecido por um determinado sistema operacional, graças ao sistema de arquivos.
O que é sistema de arquivos?
O sistema de arquivos é a forma como um sistema armazena e organiza seus arquivos. Ao formatar um disco rígido, você está não só apagando os dados mas também definindo um sistema de arquivo, que pode ser mudado conforme a necessidade.
Os tipos de sistemas de arquivos são:
NTFS: Este é o atual formato padrão do Windows. Discos em NTFS podem ser lidos e dados podem ser gravados nele facilmente em sistemas da Microsoft, no entanto o macOS e o Linux só são capazes de ler os dados neles de forma nativa, não salvar. Para isso, é preciso programas de terceiros;
FAT32: O sistema de arquivos mais antigo que existe ainda em uso, geralmente usado por pendrives e cartões de memória. Embora você possa formatar um HD externo ou mesmo interno em FAT32 e ele será reconhecido pelo Windows, macOS, Linux e sistemas legados, com suporte a leitura e escrita, você não poderá salvar arquivos maiores do que 4 GB nele;
ext2, ext3 e ext4: Os sistemas ext são exclusivos do Linux, partindo do ext2 (que não possuía log de arquivos) ao atual ext4, que suporta arquivos grandes e um número ilimitado de diretórios;
exFAT: O exFAT (ou FAT64) é um padrão menos comum, desenvolvido pela Microsoft como uma opção ao FAT32, sem a limitação de tamanho de arquivos. Ele é bastante usado em unidades de memória Flash e é compatível com Windows e macOS;
APFS: O sistema de arquivos padrão do macOS desde a versão High Sierra (2017), ele conta com criptografia robusta para uma maior segurança. Ele é compatível apenas com Macs, com os HDs que usam esse sistema exigindo programas de terceiros para serem reconhecidos pelo Windows.
Como formatar um HD externo
1. No Windows 10
Abra o Explorador de Arquivos e clique em “Meu computador”;
Com o HD externo conectado, clique com o botão do mouse direito sobre a unidade e depois, em “Formatar”;
Clique em “Sistema de arquivos” e escolha o sistema de arquivos que você quer usar;
Em “Rótulo do volume”, digite um nome para a unidade;
Marque a opção “Formatação rápida” se você deseja apenas apagar os dados ou desmarque-a se deseja fazer uma formatação profunda;
Clique em “Iniciar”;
Aguarde o processo terminar e confirme as informações.
E pronto.
No Windows, é uma boa prática dar preferência à formatação lenta (desmarcar a caixa “Formatação rápida”) para evitar que erros sejam introduzidos no processo, além de garantir que a formatação será feita da melhor maneira. O processo é bem mais demorado, mas dependendo do uso é mais seguro usar este método.
2. No macOS
Abra o Finder, clique em “Aplicativos”, “Utilitários”, “Utilitário de Disco”;
Na aba à esquerda, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade referente ao HD externo e depois, em “Apagar”;
Em “Nome”, digite o nome que você deseja usar com o HD externo;
Em “Formato”, escolha o sistema de arquivos que você deseja usar;
Não é necessário mexer em “Esquema” se disponível, deixe como está;
Clique em “Apagar” e aguarde o término da operação.
E pronto.
A Apple não fornece um modo de formatação rápida através do macOS, mas em todo caso o processo não é demorado e é bastante seguro.
Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.