Como formatar um Mac [HD, SSD ou HD Externo]

Saiba como formatar um Mac pelo Utilitário de Disco e deixá-lo pronto para reinstalar o macOS ou ser vendido

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano

Saber como formatar um Mac é o primeiro passo para quem está pensando em trocar de computador ou precisa instalar o macOS. Veja como fazer e quais cuidados devem ser tomados antes de apagar os dados do seu HD, SSD ou HD Externo.

O que fazer antes da formatação

A primeira coisa a se fazer antes de apagar seus dados do computador é um backup. Utilize o Time Machine ou copie os arquivos mais importantes para um novo volume ou dispositivo de armazenamento.

Se você pretende se desfazer do equipamento que será formatado, outra boa prática é deslogar de todos os programas e serviços, como iCloud, iTunes e iMessage, para garantir que nenhuma informação pessoal possa ser acessada pelo novo proprietário.

macOS 10.15 Catalina

Como formatar um Mac

A formatação, restauração ou recuperação de qualquer tipo de dispositivo de armazenamento em um Mac é feita pelo Utilitário de Disco (Disk Utility). O processo é o mesmo, a diferença está em como acessar o programa.

No caso de dispositivos portáteis, como HD externo e pen drives, o Utilitário de Disco pode ser aberto pelo próprio macOS. Para formatar um disco rígido (HDD) ou SSD para executar uma recuperação do macOS e reinstalar o sistema operacional, o acesso se dá no momento do boot: ao ligar o computador, mantenha pressionada as teclas Command + R.

Vale lembrar que a formatação apaga todos os arquivos do volume ou dispositivo em questão. Não se esqueça de fazer um backup dos dados importantes primeiro.

Como formatar um pen drive no Mac / Diego Melo / Reprodução

Para formatar um Mac:

  1. Abra o Utilitário de Disco (segure as teclas Command + R no boot ou acesse pela área de Aplicativos do macOS);
  2. Selecione “Visualizar”, depois “Mostrar Todos os Dispositivos”;
  3. Escolha o disco que será formatado na lista à esquerda;
  4. Clique no botão “Apagar”;
  5. Na janela seguinte:
    1. Digite o nome do disco; 
    2. Escolha o formato entre APFS ou Mac OS Expandido (Journaling). O Utilitário de Disco mostra um formato compatível por padrão;
    3. Em Esquema, escolha Mapa de Partição GUID;
  6. Clique em Apagar;
  7. O dispositivo será formatado. O processo pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do disco.

Após o término da formatação, o disco estará pronto para ser utilizado. Você pode guardar seus arquivos nele ou reinstalar o macOS com segurança.

Com informações: Suporte da Apple, iMore

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados