iOS 15 simula áudio espacial em músicas e vídeos sem Dolby Atmos
iOS 15 conta com opção para simular áudio espacial na central de controle; versão final do sistema chegará até o fim do ano
iOS 15 conta com opção para simular áudio espacial na central de controle; versão final do sistema chegará até o fim do ano
O iOS 15 é capaz de simular áudio espacial mesmo que os conteúdos em reprodução não tenham Dolby Atmos. Segundo um usuário do Reddit nesta terça-feira (8), a nova versão do sistema operacional da Apple possui uma opção conhecida como “Spatialize Stereo” que replica o efeito em músicas e vídeos sem a tecnologia. A função também está disponível nas versões experimentais do iPadOS 15 e macOS Monterey.
A função é destinada a músicas e vídeos gravados sem Dolby Atmos. Pela central de controle do sistema, o usuário poderá encontrar a opção “Spatialize Stereo” (“Estéreo Espacializado”, em tradução livre) nos ajustes de volume. Ao ativá-la, o recurso confere uma experiência com maior sensação de imersão ao reproduzir os conteúdos.
A função está disponível nas versões experimentais tanto do iOS 15 e iPadOS 15 quanto do macOS Monterey e é compatível com o AirPods Pro e o AirPods Max. Conforme observado pelo AppleInsider no mesmo dia, o recurso funciona ao tocar vídeos da biblioteca do Apple Fotos e músicas do Spotify. Mas não com conteúdos do YouTube.
A descoberta da novidade aconteceu junto ao lançamento da reprodução em lossless e Dolby Atmos no Apple Music. As novidades chegam à plataforma de streaming de músicas da Apple sem custo adicional aos assinantes de todas as modalidades. Quem tem acesso ao serviço pelo Apple One também conta com as novas opções.
A Apple introduziu várias novidades na WWDC 2021, que teve início nesta segunda-feira (7). A começar pelo iOS 15, a nova versão do sistema para iPhone traz notificações com novo visual e incrementos no modo não perturbe para garantir mais foco ao usuário. O FaceTime, Apple Fotos, entre outras ferramentas, também receberam novidades.
O iPadOS 15 chega com incrementos na multitarefa. Agora, os tablets da Apple também contarão com widgets customizáveis na tela de início, como no iPhone desde o iOS 14. A fabricante ainda introduziu o app Traduzir e o Swift Playgrounds no gadget.
Já o macOS Monterey chama a atenção pelo controle universal. A ferramenta permite que o Mac realize ações no iPad sem depender de fio algum. O sistema ainda chegará aos usuários com AirPlay, o Shortcuts (Atalhos) do iOS e Safari com visual remodelado.
A Apple já liberou os betas dos sistemas aos desenvolvedores. A previsão é de que as versões finais do iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey cheguem até o fim do ano.
Com informações: 9to5Mac e AppleInsider