Samsung lança sensor pequeno de 50 MP para celulares com mais câmeras

Samsung Isocell JN1 possui resolução de 50 megapixels e mede 1/2,76 polegada; sensor fotográfico é capaz de filmar em 4K a 60 fps

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Câmeras do Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung revelou, nesta quinta-feira (10), o Isocell JN1. O sensor fotográfico possui resolução de 50 megapixels e pixels de 0,64 micrômetro (μm). O componente mede 1/2,76 polegada e pode ser aplicado tanto na parte de trás do celular quanto na câmera frontal, para selfies. Ainda não se sabe qual será o primeiro smartphone com a peça.

O componente possui resolução de 50 megapixels, mas pode tirar fotos de 12,5 megapixels com a técnica pixel binning. A prática é conhecida por juntar quatro pixels de 0,64 μm para criar um de 1,28 μm. O recurso é útil para fotos com mais detalhes e mais claras, caso a iluminação do ambiente não seja muito boa, por exemplo.

O Isocell JN1 mede 1/2,76 polegada. Segundo a Samsung, esta medida torna o lançamento compatível com produtos existentes de 1/2,8 de polegada. Além disso, o componente pode ser destinado às câmeras frontais, para selfies com mais qualidade, e para os demais conjuntos que utilizam lentes ultrawide e teleobjetiva, por exemplo.

“O sensor menor também pode reduzir a altura do módulo da câmera em cerca de 10%, minimizando a protuberância da câmera para designs mais finos e simplificados em smartphones de última geração”, afirmaram.

Samsung Isocell JN1 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Isocell JN1 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Isocell JN1 grava vídeos em 4K a 60 fps

O lançamento traz o Isocell 2.0. A fabricante diz que a tecnologia aumenta a sensibilidade à luz em 16%. O Smart-ISO também marca presença. O mecanismo abaixa o ISO quando há iluminação em abundância no cenário, para reter os detalhes das imagens, ou aumenta o ISO quando detecta que há pouca luz no ambiente.

O Double Super PD proporciona mais agilidade ao foco automático. A Samsung diz que o recurso utiliza duas vezes a densidade de pixels usada para detecção de fase do que o antecessor Super PD. O incremento promete “o mesmo desempenho de foco automático mesmo em ambientes com os níveis de iluminação cerca de 60% inferior”.

O novo sensor fotográfico ainda consegue gravar vídeos em resolução 4K em até 60 frames por segundos (fps). Em Full HD, a quantidade de quadros sobe para 240 fps.

O Samsung Isocell JN1 já está em produção em massa. Mas, até o momento, não há previsão de lançamento de um celular com o novo sensor da marca sul-coreana.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados