iPad ganha app de calculadora após 14 anos de espera

Calculadora nativa chega com o iPadOS 18; aplicativo é integrado à função que permite escrever problemas matemáticos na tela

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Notas agora exibe resultados de cálculos escritos à mão
Math Note integrado à Calculadora do iPad (imagem: reprodução/Apple)

A Apple anunciou o iPadOS 18 na WWDC 2024. O maior destaque da nova versão é um app que é padrão em quase todos os sistemas operacionais, mas faltava no iPad: uma calculadora nativa. O recurso finalmente chega à linha de tablets, com um adendo: uma função que permite ao usuário fazer cálculos à mão usando uma Apple Pencil.

Antes tarde do que mais tarde

O iPad foi lançado em 2010. Isso significa que a calculadora nativa da linha demorou “apenas” 14 anos para ser lançada pela Apple.

Tal como o aplicativo Calculadora que existe há anos para iPhone, no iOS, a versão para iPadOS tem fundo preto, botões numéricos em tons de cinza, além de botões de operações na cor laranja.

Pode-se tanto usar a calculadora convencional, com operações básicas, como a modalidade científica (com mais funções), que aparece automaticamente quando o iPhone e, agora, o iPad, são usados na orientação horizontal.

Aplicativo Calculadora nativo do iPad (imagem: reprodução/Apple)
Aplicativo Calculadora nativo do iPad (imagem: reprodução/Apple)

Problemas matemáticos à mão

Mas a parte mais interessante, provavelmente, é o Math Note. Por meio dele, você pode usar uma Apple Pencil para escrever problemas matemáticos na tela, como se estivesse usando uma lousa ou um caderno.

A Calculadora reconhece o que foi escrito pelo usuário e apresenta o resultado na sequência. Pode-se até incluir gráficos ou ilustrações no problema para tornar o entendimento da conta mais fácil.

Modo de escrição à mão de problemas matemáticos (imagem: reprodução/Apple)
Modo de escrição à mão de problemas matemáticos (imagem: reprodução/Apple)

Tem mais: o conteúdo gerado via Math Notes pode ser acessado posteriormente via aplicativo Notas (Notes), na pasta que recebe o nome da função.

Confira o resumo da abertura da WWDC 2024 no vídeo abaixo

Para quando e para quem?

O app Calculadora do iPad faz parte dos recursos introduzidos com o iPadOS 18. Logo, todos os iPads compatíveis com essa versão terão acesso ao recurso quando a nova versão do sistema operacional for instalada neles.

A primeira versão beta do iPadOS 18 para desenvolvedores vai ser liberada nesta segunda-feira (10). Já a versão beta para o público em geral está prevista para julho. A versão final do sistema operacional deve ser lançada oficialmente até setembro, junto com o iOS 18.

Relacionados