iPad pode finalmente ganhar um app nativo de calculadora

Segundo fontes, iPadOS 18 será a primeira versão do sistema a contar com calculadora "de fábrica". Apple lançará novos tablets em maio.

Giovanni Santa Rosa
Por
iPad de 10ª Geração (Imagem: Divulgação/Apple)
iPad de 10ª Geração (Imagem: Divulgação/Apple)

O iPadOS 18 pode incluir uma calculadora nativa para o tablet da Apple. O sistema operacional deve ser apresentado em junho, na WWDC, conferência da empresa para desenvolvedores. Este “novo” aplicativo deve ser compatível com todos os modelos de iPad. A informação foi obtida pelo site MacRumors, junto a uma fonte com conhecimento sobre o assunto.

Aparentemente, a Apple vai dar uma atenção especial às calculadoras. Na semana passada, outra reportagem indicou que o macOS 15, também a ser apresentado na WWDC, terá um aplicativo de calculadora completamente renovado, com janela redimensionável, barra lateral com contas recentes e integração com o app Notas.

iPad Air 5 (Apple M1) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Antes do iPadOS 18, Apple vai lançar novos iPads (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Se você ficou confuso com esta notícia, saiba que o iPad realmente não tem um aplicativo nativo de calculadora. O assunto virou até piada. Nos comentários do MacRumors, tem gente brincando: “Inovação”, “Demorou porque eles queriam lançar com todos os números”, “Finalmente, a Apple vai conseguir colocar a calculadora no iPad, graças aos avanços tecnológicos em IA e computação quântica”.

Reza a lenda que a equipe responsável pelo protótipo do primeiro modelo do tablet, lá em 2010, apenas “portou” a calculadora do iPhone, esticando a interface para a tela maior. Um mês antes do lançamento, Steve Jobs descobriu e não gostou. Ele teria pedido para redesenhar o aplicativo, mas como não havia tempo hábil para isso, a solução foi removê-lo. Incrivelmente, 14 anos depois, a situação continua igual.

Para usar a calculadora no iPad, é necessário baixar um aplicativo de terceiros — alguns, inclusive, são pagos ou contêm anúncios. Alguns sites sugerem até mesmo que você use a busca do Spotlight, a Siri ou o Atalhos para fazer contas.

Apple vai lançar novos iPads em 7 de maio

As notícias sobre o iPad não estão só no software. A Apple marcou um evento para o dia 7 de maio, em que apresentará novos modelos. Os últimos lançamentos da marca na linha de tablets foram há mais de um ano, em novembro de 2022. Na ocasião, a empresa apresentou o iPad de 10ª geração, sem botão frontal e com USB-C.

Com informações: MacRumors

Receba mais sobre iPad na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados