iPhone 13 Pro perde vários recursos após troca de placa lógica
Youtuber substitui peça do iPhone 13 Pro e descobre que Face ID, True Tone e ferramentas avançadas da câmera param de funcionar após conserto
Youtuber substitui peça do iPhone 13 Pro e descobre que Face ID, True Tone e ferramentas avançadas da câmera param de funcionar após conserto
Ontem, você leu aqui no Tecnoblog que a simples troca da tela do iPhone 13 faz o Face ID parar de funcionar. Um novo vídeo foi além e mostrou que as restrições da Apple são ainda mais rígidas. Ao trocar as placas lógicas de duas unidades do iPhone 13 Pro, vários recursos do aparelho ficaram indisponíveis.
O link do vídeo foi compartilhado pelo leitor Mateus aqui na Comunidade do Tecnoblog. Os testes foram feitos pelo youtuber Hugh Jeffreys, que tem um canal dedicado a desmanches e testes de reparos em smartphones. Ele comprou dois iPhones 13 Pro e foi trocando peças entre eles para ver o que funcionava e o que era bloqueado a cada substituição.
O maior problema foi quando as duas placas lógicas foram colocadas uma no lugar da outra. Depois do processo, vários recursos ficaram indisponíveis:
O aparelho também dá várias mensagens de alerta, dizendo que não é possível verificar se a câmera, a tela e a bateria são originais, e recomenda levar o produto a uma assistência autorizada da Apple.
Jeffreys ainda tentou restaurar os aparelhos e atualizar o sistema usando o iTunes. Os processos ocorrem com sucesso, mas nada muda e os problemas continuam.
O vídeo é bem extenso, com mais de 17 minutos, e o youtuber troca várias peças do iPhone 13 Pro, como tela, módulo de câmera frontal e até mesmo os conectores. Em nenhum caso o aparelho funciona perfeitamente.
A Apple vem sendo muito criticada pelas restrições que ela impõe ao chamado direito de consertar. EUA e União Europeia, inclusive, estão de olho nessa questão.
“Mesmo depois de pagar US$ 3.400 nesses dois aparelhos, eu sinto que eles não são totalmente meus”, comenta Jeffreys no vídeo. Afinal de contas, o usuário e até mesmo assistências técnicas independentes não conseguem reparar um produto quebrado sem a participação da Apple. O youtuber já tinha testado e criticado o iPhone 12, mas diz que a situação piorou muito no iPhone 13.
A empresa argumenta que o melhor caminho é sempre procurar uma assistência técnica autorizada para ter a garantia de qualidade, mas o valor do serviço geralmente é alto e, em muitos casos, a sugestão é levar um aparelho novo.
Isso se choca com o discurso de defesa do meio ambiente da companhia, que embasou a polêmica decisão de remover o adaptador de tomada da caixa dos iPhones. A empresa também tomou outras medidas, como retirar o plástico das embalagens e recorrer a mais materiais reciclados. Mas, como Jeffreys diz, “usar um produto por mais tempo é melhor do que reciclar [em termos de sustentabilidade]”.