iPhone 15 deve ser lançado com chip “velho”; modelo Pro teria Apple A17 de 3 nm

Apple vai manter divisão e reservar processador mais recente para iPhones mais caros; nova arquitetura deve aumentar desempenho

Giovanni Santa Rosa
Por
iPhone 14 Pro

Com a linha iPhone 14, a Apple iniciou uma nova fase: agora, o modelo Pro vem com um processador mais rápido e inédito, e o modelo comum fica com o do ano passado. O esquema deve se repetir em 2023 com o iPhone 15: só a opção mais cara deve vir com um componente fabricado usando um processo de 3 nm, mais moderno.

As informações foram obtidas pelo jornal Nikkei Asia. De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, o iPhone 15 virá com o chip A16 Bionic, o mesmo que este ano é exclusivo do iPhone 14 Pro. O iPhone 15 Pro, por sua vez, será equipado com o A17.

O chip a ser lançado em 2023 deve ser fabricado com o processo N3E, da TSMC, com litografia de 3 nm. Esta tecnologia deve estar disponível no segundo semestre do ano que vem. O atual A16 é construído em 4 nm, de acordo com a Apple.

Quanto menor a litografia, maior o número de transistores em um mesmo espaço. Em linhas gerais, isso significa que é possível aumentar o desempenho sem precisar fazer um chip maior. Além disso, o gasto de energia cai, ajudando na duração da bateria.

O N3E também pode ser usado em futuros chips da linha M, que fez sua estreia em 2020, com o M1, e tem sido usada até agora em Macs e iPads.

Apple quer aumentar vendas de iPhone Pro

A estratégia da Apple é alargar a distância entre a linha comum e a linha Pro dos iPhones. Com a chegada do iPhone 14 Plus, as duas famílias passaram a oferecer as mesmas opções de tamanho. Assim, o Pro tem que ter algo a mais para a empresa justificar seu preço.

Até então, a maior diferença entre os chips da versão regular e da versão Pro tinha sido o número de núcleos na GPU: o iPhone 13 tinha quatro, enquanto o iPhone 13 Pro, cinco.

Além do processador mais novo, o iPhone 14 Pro tem design diferente, com um recorte em forma de pílula na tela, menor que o notch dos modelos anteriores.

Desde a estreia do modelo Pro na linha iPhone 11, outra exclusividade é a câmera tripla, que inclui uma lente teleobjetiva.

Com esses recursos e o chip novo e exclusivo, a Apple espera que as vendas do modelo Pro cresçam.

Com informações: 9to5Mac, XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados