O que há dentro do iPhone 7 Plus?
Uma das razões dadas pela Apple para dispensar o conector de fones de ouvido de 3,5 mm no iPhone 7 e 7 Plus é a necessidade de otimizar o espaço interno. Será? O pessoal do iFixit tem o hábito de desmontar gadgets assim que estes chegam ao mercado. Eles fizeram isso com um iPhone 7 Plus e contaram tudo o que encontraram nas entranhas do aparelho, inclusive o que está no lugar do conector de 3,5 mm.
Quando o dispositivo é aberto, chama atenção a quantidade de material adesivo existente principalmente nas laterais. Provavelmente, esse material reforça a resistência à água do iPhone 7 Plus.
A turma do iFixit também confirmou que o iPhone 7 Plus tem 3 GB de RAM (LPDDR4). A câmera dupla exige mais recursos do dispositivo, o que possivelmente ajuda a explicar a decisão da Apple de incluir essa quantidade de memória no iPhone 7 Plus e deixar o iPhone 7 “normal” com 2 GB.
Outro detalhe que o iFixit destaca é que, sim, a bateria do iPhone 7 Plus tem mesmo mais capacidade: são 2.900 mAh contra os 2.750 mAh da bateria do iPhone 6s Plus. A diferença não é grande, mas deve garantir pelo menos mais uma hora de autonomia, segundo a Apple.
Mas e o conector de fones de ouvido? Pois bem, o espaço deixado pelo componente foi mesmo preenchido. No lugar dele está o Taptic Engine, que tem a função de simular a pressão do botão na parte frontal (que já não é bem um botão). Um detalhe curioso é que, na comparação com a geração anterior, esse componente tem mais que o dobro de tamanho.
Naquela área também há uma pequena peça plástica que, de acordo com a Apple, atua como um “respiradouro” para a função de barômetro do aparelho.
No parecer final, o iPhone 7 Plus recebeu nota 7 (de 10) quanto à facilidade de reparo. O acesso relativamente fácil à bateria pesou positivamente na avaliação, apesar de requerer uma ferramenta especial (para variar). Você pode conferir todo o desmanche no site do iFixit.
Leia | Como apagar o armazenamento "Outros" do iPhone ou do iPad