iPhone agora exibe locais de vacinação contra COVID-19 no Apple Mapas

App de geolocalização da Apple mostra ao usuário quais são os postos de vacinação mais próximos e avisa se estão fechados ou abertos

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mapa mostra unidades e postos de vacinação em São Paulo (Imagem: Reprodução)
Mapa mostra unidades e postos de vacinação em São Paulo (Imagem: Reprodução)

Usuários de gadgets da Apple nos EUA vêm usando o Apple Mapas para encontrar locais de vacinação contra a COVID-19. Agora, o recurso chegou ao Brasil, com postos de saúde e demais locais de imunização aparecendo como pontos geográficos na pesquisa do app de navegação pelo iPhone, Mac, e iPad.

Assim que o usuário entra do Apple Mapas pelo iPhone, há a opção para procurar postos de saúde que estão vacinando contra a COVID-19 dentro da aba de “encontrar por perto”. Para isso basta clicar na barra de pesquisa do aplicativo.

A pesquisa mostra as unidades de vacinação por ordem de proximidade, com a distância da localização do usuário, o horário de funcionamento — com aviso se o local está aberto ou fechado —, CEP, endereço, bairro, cidade e estado. O Apple Mapas mostra também o telefone do local e oferece um site para que a pessoa tenha mais informações sobre a campanha, como a página do Ministério da Saúde.

O app avisa: para se imunizar, é necessário mostrar um comprovante de elegibilidade e agendar previamente um horário com o posto de saúde.

Apple Mapas direciona usuário para site de prefeituras

Ao clicar na opção de “saiba mais” o app direciona o usuário para órgãos responsáveis pela vacinação na região em que ele se encontra, como prefeituras municipais. Mas isso varia de acordo com o posto de saúde: nos testes feitos pelo Tecnoblog, no iPhone X, o Apple Mapas encaminhou o repórter para páginas do Governo Federal e até da OMS.

Vale ressaltar que a nova ferramenta do Apple Mapas está disponível apenas em algumas capitais do Brasil. Adiantado em relação ao concorrente, o Google Maps oferece o mesmo recurso desde abril deste ano.

Nos EUA, o Apple Mapas passou a mostrar locais de vacinação a partir de 21 de março. Uma função presente em pelo menos mais 11 países além dos Estados Unidos é a de procurar por locais de testagem para a COVID-19 — ela infelizmente ainda não está disponível ainda para usuários brasileiros.

Com informações: Mac Magazine

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados