Linux 5.13 pode trazer suporte inicial a Macs com M1
Suporte inicial não fará kernel Linux rodar todos os recursos de Macs com chip M1, mas representa primeiro passo
Suporte inicial não fará kernel Linux rodar todos os recursos de Macs com chip M1, mas representa primeiro passo
O próprio Linus Torvalds chegou a declarar que gostaria de contar com um MacBook com chip M1 (Apple Silicon) rodando Linux. Vai demorar para isso acontecer, mas os primeiros passos já estão sendo dados: o kernel Linux 5.13, previsto para o meio de 2021, poderá incorporar um suporte inicial ao processador da Apple.
Sim, suporte inicial quer dizer funcionamento restrito, com vários recursos não implementados. Mas não por falta de empenho: como a Apple não tem interesse em apoiar a execução do Linux em Macs com chip M1, a companhia não liberou nenhuma documentação técnica para facilitar esse trabalho.
Consequentemente, os desenvolvedores engajados nessa missão precisam se virar para fazer o Linux se entender a plataforma Apple Silicon.
Hoje, o desenvolvedor que mais se dedica ao assunto é Hector Martin (Marcan), que criou o projeto Asahi Linux justamente para permitir que distribuições Linux rodem em Macs com M1.
Graças a uma campanha de financiamento no Patreon, Marcan vem conduzindo os esforços de desenvolvimento necessários para isso e relatado o quão desafiador é compatibilizar uma distribuição Linux com o chip da Apple.
Apesar de difícil, o trabalho já dá algum resultado. O próprio Hector Martin enviou uma solicitação aos mantenedores do kernel para incluir o suporte inicial ao Apple M1 nas atualizações para ARM que serão liberadas com o Linux 5.13.
Essa inclusão no kernel, se confirmada, fará o Linux suportar instruções relacionadas a UART, SMP e Device Tree no chip M1, por exemplo. Mas vários outros recursos ficarão de fora, principalmente para execução de recursos gráficos, a parte mais complexa.
A despeito das limitações, esse não deixa de ser um começo relevante. Resta torcer para que tudo dê certo e a incorporação ao Linux 5.13 realmente ocorra.
Com informações: Phoronix.