Lenovo cria programa que compensa carbono de PCs no Brasil (e o que é isso)

Programa Lenovo CO2 Offset Service compensa emissão de carbono de PCs ThinkPad, Legion e Yoga; iniciativa acaba de chegar ao Brasil

Emerson Alecrim
Por
Novo Legion 5 (imagem: divulgação/Lenovo)
Novo Legion 5 (imagem: divulgação/Lenovo)

Neste mês, a Lenovo anunciou a chegada do CO2 Offset Service ao Brasil. Trata-se de um serviço voltado a clientes das linhas ThinkPad, Legion e Yoga. A ideia é ajudá-los a compensar as emissões de carbono. Parece apenas um discurso politicamente correto. Mas, quando bem executado, esse tipo de iniciativa pode, sim, ter algum efeito benéfico sobre o meio ambiente.

Como funciona?

Não é difícil entender. Ao adquirir algum computador que faz parte das linhas Lenovo ThinkPad, Legion e Yoga, o comprador tem a opção de vincular créditos de carbono à operação. Posteriormente, esses créditos são direcionados a uma organização parceira. Esta os usará em projetos voltados ao meio ambiente.

Esse tipo de iniciativa tem ganhado força em várias partes do mundo. A proposta é a de permitir que uma organização compense a emissão de gases poluentes (incluindo o dióxido de carbono) por meio do apoio a programas que vão no sentido contrário. Um exemplo são campanhas de reflorestamento.

Os créditos são calculados levando-se em conta a fabricação do produto, o seu respectivo envio ao cliente e um tempo de vida útil médio de cinco anos.

Para tanto, a compra do PC precisa ser feita a partir do site da Lenovo. O comprador deve, então, adicionar à transação o serviço de compensação de carbono. Depois que o produto é enviado, a Lenovo informa o parceiro do programa sobre a transação.

Cabe ao parceiro direcionar o valor resultante a um projeto de cunho ambiental. Essas iniciativas incluem geração de energia solar ou de biomassa, por exemplo. Reflorestamento e conservação florestal são áreas que estão em estudo para serem incluídas no programa.

Mais tarde, o cliente pode confirmar e rastrear qual projeto ambiental foi apoiado com essa compra.

Teclado de notebook Lenovo ThinkPad (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Teclado de notebook Lenovo ThinkPad (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Expansão pela América Latina

O Lenovo CO2 Offset Services foi lançado em fevereiro de 2020, em alguns países nórdicos. Em 2021, o programa foi expandido para toda a Europa, América do Norte, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.

De lá para cá, mais de 500 mil toneladas métricas de dióxido de carbono foram compensadas por meio do CO2 Offset Services, afirma a Lenovo. Essa quantidade é equivalente à emissão de gases de efeito estufa gerados por 100 mil veículos de passageiros durante um ano.

Agora, é a vez de o programa chegar à América Latina. Além do Brasil, a Lenovo está lançando o CO2 Offset Services na Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

Não é como se a resposta para problemas ambientais estivesse só em iniciativas como essa. Apesar disso, vejo programas do tipo com bons olhos, até porque eles são relativamente fáceis de serem assimilados por organizações com “metas verdes” a cumprir.

É possível saber mais na página do CO2 Offset Services.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados