No ano passado, a Lenovo lançou a quinta geração do ThinkPad X1 Carbon no Brasil, com preços a partir de R$ 9.999. Esta semana, a empresa revelou que ele tem um problema que pode danificar a bateria e potencialmente causar um incêndio.

A Lenovo está realizando o recall do ThinkPad X1 Carbon 5ª geração com fabricação entre dezembro de 2016 e outubro de 2017. Em comunicado ao Tecnoblog, a empresa diz que isso afeta cerca de 300 mil laptops ao redor do mundo, e cerca de 130 no Brasil.

Basicamente, um parafuso solto pode causar um curto-circuito na bateria do laptop, fazendo-a superaquecer. Trata-se de “um lapso no processo de fabricação que os engenheiros da Lenovo já corrigiram”, diz a empresa.

Ela explica:

Um pequeno parafuso solto, deixado na unidade durante a fabricação, pode danificar a superfície da bateria de polímero de íons de lítio e causar um curto-circuito, levando à descarga rápida de células da bateria.

A Lenovo diz que “recebeu três relatos de clientes internacionais sobre uma condição de superaquecimento relacionada a um parafuso solto que resultou em danos aos laptops dos clientes”.

Por isso, “os clientes devem parar de usar imediatamente os computadores afetados” e devem levar o laptop para a assistência técnica, que vai remover o parafuso solto para resolver o problema. O procedimento é gratuito.

Para saber se o seu laptop foi afetado, dê uma olhada nas etiquetas abaixo do laptop. O recall afeta o “5th Generation Lenovo ThinkPad X1 Carbon”; dos tipos 20HQ, 20HR, 20K3, 20K4; fabricados entre dezembro de 2016 e outubro de 2017.

Para ter certeza, insira o tipo da máquina (4 dígitos) e o número de série (8 dígitos) em support.lenovo.com/X1C_5GEN_RECALL; você pode encontrar esses dados nas etiquetas na base.

Se você foi afetado, ligue para o atendimento ao cliente em 0800-701-4815, de segunda à sexta das 8h às 18h (exceto feriados nacionais). Avise que a ligação se refere ao recall do ThinkPad X1 Carbon 5ª geração.

Com informações: Lenovo. Atualizado em 08/02.

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.