Lenovo lança novos notebooks ThinkPad com processador AMD Ryzen PRO

Fabricante anunciou ThinkPad P16v, P16s e P14s, notebooks para uso profissional; laptops são equipados com AMD Ryzen Pro 7040

Felipe Freitas
Por
Lenovo anunciou novos notebooks ThinkPad nesta semana (Imagem: Divulgação/Lenovo)

A Lenovo anunciou na última terça-feira (29) novos notebooks da linha ThinkPad. Os laptops P16v, P16s e P14s chegam com processadores AMD Ryzen PRO 7040, anunciados em junho deste ano. As linhas ThinkStation e ThinkPad da Lenovo são voltadas para PCs e notebooks profissionais (respectivamente), que demandam tarefas de alto desempenho.

Essas novas workstations, como também são chamadas esses laptos e desktops para empresas, ainda podem ser equipadas com placas de vídeo Nvidia ou AMD. A P16v é o único notebook que pode receber uma GPU da Nvidia, com opção de escolha entre modelos da linha RTX 2000. Os outros laptops usam GPUs AMD Radeon 700M, modelo de placa gráfica para uso em dispositivos mobile.

O processador AMD Ryzen PRO 7 7040 equipa os modelos com final s (ThinkPad P16s e P14s). Este CPU possui 8 núcleos, 16 threads e clock máximo de 5,1 GHz com boost ativado. Já o P16v utiliza um Ryzen PRO 9 7940 HS, com a mesma configuração de núcleos e threads. O clock com boost ativado fica com 5,2 GHz (sim, 0,1 a mais). Os dois CPUs possuem 16 MB de cache L3.

Lenovo ThinkPad tem duas opções de sistema operacional

Novos ThinkPads possuem opções de Windows 11 ou Ubuntu para sistema operacional (Imagem: Divulgação/Lenovo)
Novos ThinkPads possuem opções de Windows 11 ou Ubuntu para sistema operacional (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Os três novos notebooks da linha ThinkPad têm as opções de saírem de fábrica com diferentes versões da distro Linux Ubuntu ou Windows 11 — desse modo, os laptops podem desempenhar melhor de acordo com as tarefas esperadas.

Outro opcional desses novos ThinkPad é a webcam de 5 MP, que está disponível para os notebooks ThinkPad P14s e P16s. Caso o comprador queira, também pode escolher por uma tela OLED nesses laptops e diferentes tamanhos de bateria.

De acordo com a Lenovo, os três ThinkPads já estão à venda no site oficial da fabricante — apesar de não ter encontrado os modelos no site brasileiro durante a minha busca. Os preços começam em R$ 14.999.

Relacionados