LineageOS com Android 10 chega ao Moto X, Xiaomi Redmi 2 e mais
LineageOS 17.1 leva Android 10 para celulares Samsung Galaxy, Motorola, Xiaomi, Essential e OnePlus; saiba como instalar
LineageOS 17.1 leva Android 10 para celulares Samsung Galaxy, Motorola, Xiaomi, Essential e OnePlus; saiba como instalar
O LineageOS 17.1 com Android 10 dá a oportunidade de atualizar celulares que perderam suporte oficial de suas fabricantes, e a lista de dispositivos compatíveis não para de crescer: desta vez, temos o segundo Moto X, da época em que a Motorola era do Google; o Redmi 2, lançado na primeira vez que a Xiaomi esteve no Brasil; e outros modelos Samsung Galaxy, Essential e OnePlus. Ensinamos neste link como instalar o LineageOS e atualizar o seu Android.
O Moto X (2014) é a segunda geração do smartphone high-end que a Motorola lançou quando ainda fazia parte do Google; ela foi transferida de vez para a Lenovo no final de 2014. Na época, elogiamos o aparelho por seu custo-benefício imbatível, acabamento premium e Android puro.
Oficialmente, o Moto X de 2ª geração parou no Android 6.0 Marshmallow, mas você pode instalar o LineageOS e atualizá-lo para o Android 10.
O Redmi 2 também é compatível com o LineageOS 17.1: este foi o primeiro celular lançado pela Xiaomi no Brasil, sob o comando de Hugo Barra. Na época, o aparelho foi elogiado pela MIUI e pelo custo-benefício — ele custava R$ 499 quando chegou ao país em 2015.
Minha mãe teve o Redmi 2 por alguns anos. Ele foi atualizado até a MIUI 9, indo do KitKat 4.4 para o Lollipop 5.1 como base. Agora, é possível rodar Android 10 nele, ainda que sem a MIUI.
Vale notar que o Redmi 2 era fabricado pela empresa Wingtech, por isso ele não aparece como um aparelho da Xiaomi na listagem do projeto LineageOS.
Estes são os celulares que agora são compatíveis com LineageOS 17.1:
Vale lembrar que atualmente existem mais de 130 dispositivos que podem instalar o LineageOS 17.1, entre celulares e tablets da Asus, Huawei, LG, Motorola, Samsung, Sony e muitas outras; a lista completa está aqui.
Com informações: XDA Developers.