Live no YouTube acompanha escassez de placas de vídeo da Nvidia e AMD
Escassez de chips atinge mais do que apenas AMD e Nvidia, indo para o sumiço dos novos consoles e até menos carros fabricados
Escassez de chips atinge mais do que apenas AMD e Nvidia, indo para o sumiço dos novos consoles e até menos carros fabricados
Um canal no YouTube parece estar trabalhando para acompanhar o atual nível do estoque para algumas placas de vídeo mais potentes e também populares da Nvidia e AMD. A ferramenta é um dos muitos reflexos da atual escassez de chips, que atinge o mercado desde o começo da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus.
Se você pretendeu trocar de notebook ou fazer um upgrade de placa gráfica no gabinete nos últimos meses, já deve ter notado duas coisas: estes componentes não estão mais com um estoque tão generoso, em uma escassez generalizada e os preços dispararam consideravelmente. Este problema vai para muito além das fronteiras do Brasil com dólar nas alturas, atingindo todo o planeta.
Para ajudar quem realmente precisa de uma atualização em placas gráficas da Nvidia ou AMD, um youtuber chamado fixitfixitfixit resolveu criar uma ferramenta para checagem de estoque em tempo real em algumas lojas e fabricantes que atendem os Estados Unidos, além de alguns países do mundo.
De acordo com a live, os modelos pesquisados em tempo real são:
Como o problema de estoque de chips não é exclusivo para as placas de vídeo, a busca automática dentro da live no YouTube também coloca os processadores AMD Ryzen 9 5900X e Ryzen 9 5950X na ferramenta criada pelo usuário.
A ferramenta busca o estoque de cada uma destas placas e processadores nas lojas e fabricantes:
Mesmo com o foco no estoque para o público residente dos Estados Unidos, o youtuber também criou outra transmissão ao vivo para o Canadá, mas este é exclusivo para a sua conta na Twitch.
A falta de componentes para a fabricação de placas de vídeo não é exclusiva para este mercado e nem mesmo para o de processadores AMD. O problema é o principal causador do sumiço dos consoles recentes PlayStation 5 e Xbox Series X, além da diminuição na capacidade fabril de diversas marcas de carros, como Ford, Honda, Fiat e Chrysler.
A dificuldade de fabricação não atinge apenas carros elétricos, mas também os tradicionais que mesmo nos modelos mais simples, utilizam diversos componentes eletrônicos em sensores.
Nas placas gráficas ainda existe o problema dos mineradores de criptomoedas que continuam utilizando algumas GPUs, mesmo com a imensa maioria das moedas virtuais não atingindo um nível de mineração interessante com estes componentes.
Meu notebook utiliza uma GeForce GTX 1060 e, mesmo sabendo que estou duas gerações atrás do atual modelo da Nvidia, o cenário atual me deixa confortável jogando alguns games com gráficos reduzidos em uma tela Full HD. Se eu fosse você, faria o mesmo e tiraria o máximo do atual hardware.
Com informações: YouTube.