Microsoft contrata ex-Steam para cuidar de sua plataforma de games para PC
O foco da Microsoft para games atualmente (e nos últimos anos) é o Xbox, mas a empresa parece estar interessada em aumentar seu portfolio nessa área. Para essa tarefa, foi contratado Jason Holtman, que trabalhou na Valve por oito anos até sair da empresa em fevereiro deste ano.
Holtman era o chefe do Steam quando estava na Valve e foi um dos responsáveis pela ascensão da plataforma de vendas e sua consolidação. Ele era a pessoa que tinha contato com os desenvolvedores para que seus jogos fossem parar na loja e lhe é creditado o convencimento de empresas como Activison e EA a fazer isso, além de trazer empresas menores. Ou seja, é um dos cernes principais das mudanças que o Steam trouxe para o mundo dos games e da distribuição digital. E, além do bom relacionamento com devs, Holtman tem bastante tato com o público; isso é algo em que a Microsoft deve estar especialmente interessada.
Agora, Holtman tem a tarefa de promover mudanças na forma que o Windows se relaciona com jogos e torná-lo “uma plataforma excelente de games e entretenimento interativo”, como disse ao GamesIndustry International. “Acho que há muita oportunidade para a Microsoft entergar os jogos e o entretenimento que os clientes querem e trabalhar com os desenvolvedores para que isso ocorra”, conclui.
Ou seja, aparentemente ele vai fazer o mesmo trabalho que desempenhou na Valve por oito anos para a Microsoft. É possível que o Games For Windows Live, que hoje é mais uma imposição chata em alguns jogos do que algo realmente útil (não conheço uma única pessoa no mundo que tenha cadastro lá porque quer), acabe se tornando um forte concorrente do Steam no futuro? Creio que sim.
Mas também é possível que seu know-how seja aproveitado no Xbox One, já que a distribuição digital deve ser uma das marcas da oitava geração. E não deixa de ser curioso que a Microsoft esteja pensando em expandir sua abrangência de jogos justamente alguns meses antes do lançamento do console.