Por que a Microsoft tirou o Pinball do Windows?

Engenheiro da Microsoft explica a remoção do Pinball no Windows Vista

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 meses

Indiscutivelmente o melhor jogo nativo do Windows, o Pinball fez sua última aparição no Windows XP. Ele foi lançado em 1996, inicialmente como parte do pacote de melhorias Microsoft Plus! para Windows 95, e fez a alegria de muitas pessoas, inclusive este que vos escreve. Por que, afinal de contas, a Microsoft decidiu remover o Pinball do Windows Vista?

Quem explica um dos maiores mistérios da década passada é Raymond Chen, engenheiro da Microsoft. Ele foi um dos responsáveis por reescrever milhões de linhas de código para o Windows XP 64-bit Edition, sistema operacional para processadores Intel Itanium, que usavam arquitetura IA-64. O Pinball também foi portado para 64 bits, mas ficou com uma falha bizarra: a bola simplesmente atravessava os objetos da mesa, como se fosse um fantasma.

Por algum motivo não identificado, o detector de colisões do Pinball, que faz a bola bater (e parar) em determinados objetos, não estava funcionando. Quando um novo jogo era iniciado, a bola entrava no lançador e atravessava a mola antes mesmo de você ter a oportunidade de lançá-la na mesa. Como lembra Chen, “os jogos tendiam a ser muito curtos”. O Pinball de 64 bits certamente não era um jogo divertido.

Os desenvolvedores até tentaram corrigir a falha, mas o jogo foi escrito por outra empresa e não possuía um comentário sequer — até hoje, nenhum funcionário da Microsoft sabe como o código funciona. Eles sabiam que deveriam consertar o tal detector de colisões do Pinball, mas não conseguiram nem encontrar a parte do código relacionada ao detector de colisões, mesmo após dias de procura.

Após tentativas frustradas de reviver o Pinball, a Microsoft decidiu removê-lo do Windows para sempre. Mas não há motivo para pânico: descobrimos que uma boa alma conseguiu portar com sucesso o Pinball para Windows Vista e Windows 7. Ele é praticamente igual ao Pinball dos Windows anteriores e, pelo que testamos, funciona perfeitamente no Windows 8 de 64 bits.

Com informações: Gizmologia.

Relacionados