Microsoft vai facilitar restauração de apps em um novo PC com Windows 11
Windows 11 começará a testar recurso da Microsoft Store para recuperar apps que estavam instalados em outra máquina, mas há uma limitação
Windows 11 começará a testar recurso da Microsoft Store para recuperar apps que estavam instalados em outra máquina, mas há uma limitação
Trocar de computador dá muito trabalho. Além de transferir arquivos e configurar tudo do jeitinho que você gosta, instalar novamente os programas que você usa pode ser um pesadelo. A Microsoft vai tentar resolver isso: a Microsoft Store terá um recurso para restaurar apps em um novo PC com Windows 11.
Os testes devem começar em breve, dentro do programa Insider do Windows 11, segundo Giorgio Sardo, gerente geral da Microsoft Store. A loja possui uma lista de apps ligados à conta do usuário, mas era preciso instalar um por um novamente.
O recurso deve ajudar quem trabalha com mais de um computador ou usa máquinas virtuais. Até agora, a solução era recorrer a programas independentes.
Como nota o Verge, a novidade tem uma limitação óbvia: nem todo programa está na Microsoft Store. Isso significa que alguns ficarão de fora da restauração, pelo menos neste primeiro momento.
A empresa tem se esforçado para ajudar desenvolvedores na migração de seus apps para a loja. Algumas adições foram muito bem-vindas, como os casos de Firefox, Zoom e Adobe Acrobat Reader.
“[A restauração de apps] também ajuda os desenvolvedores a reter seus consumidores, sem ter que lembrá-los de baixar novamente o aplicativo”, enfatiza Sardo.
A Microsoft Store vem recebendo uma atenção especial da empresa. A busca do sistema passará a sugerir apps da loja quando o usuário procura um programa e não o encontra.
Em algum momento, ela também deverá receber aplicativos de Android, em uma parceria com a Amazon. O suporte do Windows 11 aos apps do sistema móvel foi prometido, mas não ficou pronto a tempo do lançamento. Atualmente, ele está em testes.
Com informações: The Verge.