Windows 10 21H2 é confirmado pela Microsoft com suporte melhorado ao Linux
Atualização 21H2 deve ser liberada em outubro; um das novidades é o suporte melhorado ao Windows Subsystem for Linux
Atualização 21H2 deve ser liberada em outubro; um das novidades é o suporte melhorado ao Windows Subsystem for Linux
O Windows 11 está vindo aí, mas isso não quer dizer que a Microsoft deixou o Windows 10 de lado. Nesta semana, a companhia confirmou a próxima grande atualização do seu atual sistema operacional. O pacote 21H2, como vem sendo chamado, tem entre seus atrativos o suporte melhorado ao Windows Subsystem for Linux (WSL).
O Windows 10 21H2 deve ser liberado em outubro e, provavelmente, receberá o nome Windows 10 October 2021 Update (ou algo semelhante) na ocasião. Para usuários que acessam o canal preview do programa de testes Windows Insider, a prévia está disponível a partir do pacote KB5004296 (compilação 19044.1147).
A própria Microsoft deixa claro que a atualização 21H2 prioriza o aprimoramento de recursos de produtividade, gerenciamento e segurança. Não devemos esperar por mudanças drásticas, portanto — estas estarão presentes no Windows 11.
Do ponto de vista funcional, a companhia destacou em sua última publicação sobre a atualização o suporte do Windows 10 ao padrão WPA3 H2E, que incrementa a segurança de conexões a redes Wi-Fi compatíveis.
Além disso, a atualização permitirá ao Windows Hello para uso corporativo suportar modelos simplificados de implantação sem senha, recurso que é útil para deixar o sistema pronto para uso em poucos minutos.
A novidade mais interessante, provavelmente, é o aprimoramento do WSL. Trata-se de um componente que permite ao usuário executar um ambiente Linux dentro do Windows 10, sem necessidade de uma máquina virtual específica para isso.
O WSL vem sendo aperfeiçoado de modo consistente desde o seu lançamento. Uma das mudanças mais recentes, anunciada em abril, permite ao sistema operacional rodar softwares para Linux com interface gráfica ao lado dos aplicativos do próprio Windows.
Com o update 21H2, o WSL passa a permitir o uso de aceleração gráfica por hardware (GPU) na execução de aplicações para ambiente Linux, recurso que havia sido introduzido na mudança de abril.
A integração entre as duas plataformas inclui ainda a implementação do Azure IoT Edge para Linux no Windows para execução de tarefas de aprendizagem de máquina e outras aplicações avançadas.
Como já informando, o Windows 10 21H2 deve ser librado em outubro. O pacote estará disponível automaticamente para instalações do Windows 10 nas versões 2004, 20H2 e 21H1. A atualização terá suporte de 18 meses para os Windows 10 Home e Pro. As versões Enterprise e Education serão suportadas por 30 meses.