Windows 11 22H2 será instalado à força em PCs com versões anteriores
Microsoft quer garantir a proteção e o suporte para seus usuários; novidade já pode ser baixada pela maioria, mas podem ocorrer dificuldades de compatibilidade
Microsoft quer garantir a proteção e o suporte para seus usuários; novidade já pode ser baixada pela maioria, mas podem ocorrer dificuldades de compatibilidade
A Microsoft deu início às instalações forçadas da atualização 22H2 do Windows 11 em máquinas com a versão 21H2 do sistema operacional. Isso porque a companhia de Redmond quer se certificar de que os usuários vão continuar com o suporte e a segurança que a marca oferece. Além disso, quem quiser realizar o update, pode fazê-lo diretamente pela página de configurações.
O fim do suporte (EOS) para máquinas que têm o Windows 11 21H2 vai ocorrer no dia 10 de outubro de 2023. Sendo assim, ao liberar o update automático, a Microsoft afirma que quer garantir o apoio aos sistemas.
Na quinta-feira (26), começamos a atualizar automaticamente os dispositivos de consumo e os de negócios não gerenciados que executam as edições Windows 11, versão 21H2 Home e Pro para o Windows 11, versão 22H2.
A empresa ressaltou que segue esse procedimento desde o Windows 10, com o intuito de ajudar a manter os usuários seguros e com todo o apoio da marca. “Estamos utilizando essa mesma abordagem para o Windows 11 para ajudá-lo a permanecer protegido e produtivo”, relatou o comunicado da Microsoft.
Por outro lado, computadores que rodam Windows em ambiente corporativo e estão sob Active Directory (Windows Professional e versões acima) não serão atualizados à força.
Em suma, se você tem um PC com Windows 11 21H2, pode ser que o update já tenha até se iniciado. Entretanto, não são todas as máquinas que receberão a novidade ao mesmo tempo. A companhia de Redmond disse que começará pelos sistemas que estão há mais tempo com a versão anterior.
A Microsoft oferece essa alternativa para quem não deseja esperar pela novidade surgir automaticamente. É possível que sua máquina já esteja liberada para recebê-la, então vale a tentativa.
A companhia afirmou que pode ocorrer um bloqueio do update em situações de incompatibilidade no computador. Ou seja, nem tudo são flores.
Segundo o Bleeping Computer, o único problema encontrado desse tipo até agora é uma inconsistência relacionada a drivers específicos do intel Sound Smart Technology (Intel SST) em processadores de 11º Gen Core da marca. Como resultado, isso pode trazer telas azuis da morte, o que não seria nada agradável. Por causa disso, a Microsoft decidiu barrar a atualização do Windows 11 22H2 nessas máquinas.
Ao que tudo indica, é preciso garantir o update desses drivers para as versões 10.30.00.5714 e 10.29.00.5714 ou posteriores.
Vale destacar que depois de atualizar os drivers, pode ser necessário aguardar até 48 horas para que a dona do Windows libere o 22H2 para o computador.
Se você não quer receber novidades sem sua permissão, é bom saber como desativar as atualizações automáticas do Windows 11.