Windows 11 22H2 vai obrigar uso de conta Microsoft até na versão Pro

Microsoft passa a exigir conta Microsoft para instalar o Windows 11 nas versões Home e Pro, porém já há formas de burlar a regra

Murilo Tunholi

O Windows 11 22H2 está chegando nos próximos meses com mudanças importantes. Quem baixar o update vai notar que, para configurar um novo computador, será obrigatório registrar uma conta da Microsoft na máquina. Além disso, agora é possível verificar a compatibilidade entre o PC e o sistema operacional pelo registro do Windows.

Logotipo do Windows 11
Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A principal novidade do Windows 11 22H2 é a obrigatoriedade de registrar uma conta da Microsoft durante a instalação do sistema para utilizar todos os recursos. Antes, essa exigência era restrita à versão Home. Com a atualização, a regra passa a valer também para a edição Pro.

Na hora de configurar o Windows 11, será preciso fazer login na conta da Microsoft, antes mesmo de acessar o desktop do computador. Todo o processo é realizado durante a instalação do sistema e exige conexão com a internet para validar as credenciais dos usuários.

A ideia da Microsoft é impedir que pessoas instalem o Windows 11 sem estarem conectadas à internet. Ainda será possível usar certas táticas para burlar a exigência, como criar e-mails falsos. Porém, já existe uma forma de configurar o sistema operacional sem ter uma conta Microsoft usando o aplicativo Rufus.

O Rufus é uma ferramenta que não só formata pendrives, como também cria discos de inicialização — também conhecidos como discos bootáveis. A versão mais recente do programa, 3.19, permite instalar o Windows 11 por meio de um pendrive, com opção de ignorar a exigência da conta Microsoft durante o processo.

Registro deixa ver se PC é compatível com Windows 11

Quem pretende instalar o Windows 11 22H2 agora pode verificar se o computador é compatível com a atualização por meio do registro do Windows. Apesar da Microsoft não ter mudado os requisitos, ainda é válido ter uma ferramenta para garantir que não haverá problemas durante a instalação.

Para saber se o update pode ser instalado no computador, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o Editor do Registro do Windows;
  2. Acesse, em ordem, as pastas: Computador > HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion > AppCompatFlags > TargetVersionUpgradeExperienceIndicators;
  3. Clique na pasta NI22H2;
  4. Dê um clique duplo no registro RedReason.

Registro deixa ver se PC é compatível com Windows 11
Registro deixa ver se PC é compatível com Windows 11 (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Se nos dados do valor do RedReason estiver escrito “None”, quer dizer que o computador é compatível com o Windows 11 22H2. Caso tenha qualquer outra coisa escrita, significa que não é possível instalar o sistema operacional.

Vale mencionar que o valor mostrado no RedReason indica os problemas que impedem a instalação. No meu caso, o registrou mostrou a mensagem “CpuFms Tpm”, que significa hardware incompatível com o Windows 11. Já o aviso “SystemDriveTooFull” aparece quando não há armazenamento disponível para baixar a atualização.

Mesmo com a verificação pelo registro, ainda é possível baixar o aplicativo PC Health Check para fazer o mesmo processo de maneira mais simples.

Windows 11 22H2 chega em breve

Ainda sem data de lançamento exata, a atualização 22H2 do Windows 11 também é conhecida como update de outono — ou primavera, no caso do hemisfério sul. Isso significa que a estreia deve ocorrer entre o final de setembro e o início de dezembro deste ano.

Com informações: Windows Latest, Windows Latest.

Leia | Como ver a chave de ativação do Windows 10 ou 11

Relacionados

Escrito por

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.