TB Responde Aplicativos e Software

O que é e como funciona o Behance?

Confira os principais recursos disponibilizados pela plataforma da Adobe e quais vantagens ela oferece para profissionais da área criativa

Paula Alves
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Plataforma da Adobe lançada em 2015, o Behance funciona como um espaço de conexão entre profissionais criativos, de maneira que eles possam conhecer e seguir o trabalho de outros artistas, assim como divulgar seus próprios projetos. Abaixo, explicamos em detalhes como funciona a ferramenta e quais são as principais funcionalidades do Behance.

O que é e como funciona o Behance? / Behance / Photo by Sunny Haccan on Unsplash
Ícone do Behance (Imagem: Photo by Sunny Haccan on Unsplash)

Disponível via web, mas também em aplicativos para iOS e Android, o Behance é uma plataforma gratuita da Adobe, cujo objetivo é conectar profissionais de áreas criativas, como, por exemplo, designers (gráfico, de produtos, de jogos, de animação, etc).

Ao criar um perfil no serviço, o usuário pode montar um portfólio público com seus trabalhos, de maneira que outros usuários do serviço possam visualizar, curtir e fazer comentários sobre seus projetos.

Por sua vez, ele também pode seguir perfis de profissionais que admira, pesquisar por projetos de determinados campos de criação, conhecer artistas e trabalhos por meio das curadorias diárias feitas pela plataforma e buscar por oportunidades de trabalho divulgadas no próprio Behance.

Interface e funcionalidades do Behance

Apesar da interface do Behance diferir em alguns aspectos quando a plataforma é acessada pelo navegador ou aplicativo, seus recursos básicos são os mesmos em ambos os dispositivos, com exceção da aba “Carreiras”, disponível apenas via web.

Ao logar na plataforma, o usuário já tem acesso a um feed com projetos de criativos que ele segue ou que foram sugeridos pelo serviço, de acordo com os temas de seu interesse. Além disso, também nessa aba, ele pode visualizar as postagens feitas por usuários que estão com projetos em andamento e funcionam como os Stories do Instagram, ficando disponíveis apenas por 24 horas.

O que é e como funciona o Behance? / Behance / Reprodução
Feed do Behance (Imagem: Reprodução / Behance)

No menu (localizado no topo do site e na barra inferior do app), o usuário pode realizar pesquisas, filtrando os resultados por imagens, projetos, pessoas, painéis semânticos e galerias, além de especificações ainda mais restritas. E, também no menu, tem acesso a um painel com transmissões ao vivo, às configurações de seu perfil, avisos de notificações e a área em que pode compartilhar seus próprios trabalhos, construindo seu portfólio.

O que é e como funciona o Behance? / Behance / Reprodução
Behance conta com transmissões ao vivo e área em que o usuário pode compartilhar seus trabalhos (Imagem: Reprodução / Behance)

Por fim, a aba Carreiras (disponível apenas no navegador), serve como um espaço para que empresas divulguem vagas de trabalho relacionados à criação, seja para cargos em tempo integral, autônomo ou estágio. Ao encontrar uma vaga que se encaixa no seu perfil e condiz com o que o usuário deseja, ele pode se candidatar ao posto diretamente pela plataforma.

O que é e como funciona o Behance? / Behance / Reprodução
Aba com vagas de emprego no Behance (Imagem: Reprodução / Behance)

Vantagens profissionais de usar o Behance

1. Encontrar inspirações e aprender mais sobre a área criativa

O Behance pode ser uma ótima fonte de inspiração para seus trabalhos. A plataforma permite que você escolha os campos criativos que deseja seguir, de maneira a se abastecer diariamente de ideias e referências que ajudem a estimular suas criações. Além disso, você pode criar pastas de referências (os chamados painéis semânticos), em que é possível agrupar imagens acerca de um determinado assunto.

Outro ponto interessante da plataforma é que ela concentra muitos conteúdos gratuitos que ajudam no crescimento profissional de seus usuários, em uma troca constante de aprendizado. A própria Adobe, inclusive, promove lives sobre seus aplicativos, ensinando como usar algumas de suas ferramentas e, muitas vezes, traz profissionais capacitados para falar sobre temas ligados a áreas criativas.

2. Criar um portfólio e divulgar seu trabalho

Quem trabalha com criatividade sabe o quão importante é ter um portfólio organizado e esteticamente agradável para mostrar seus projetos.

No Behance, o usuário pode montar esse cartão de visitas através de conteúdos em imagem, vídeo, texto, áudio e NFT. Além disso, ele pode incorporar links, importar arquivos do Lightroom e escolher um estilo para cada projeto postado na plataforma, atribuindo um nome, subindo uma capa, adicionando tags e categorizando-o em determinados campos.

O que é e como funciona o Behance? / Behance / Divulgação
Interface do Behance (Imagem: Divulgação / Behance)

3. Ganhar dinheiro diretamente pela plataforma

Apesar de ser uma plataforma gratuita, o Behance permite que seus artistas tenham a liberdade de criar conteúdos premium, disponíveis apenas para assinantes. Dessa maneira, um usuário pode apoiar o trabalho de um artista que admira, assinando seu perfil e tendo acesso a recompensas exclusivas feitas pelo profissional.

O valor da assinatura é mensal e estipulado pelo próprio artista, e o conteúdo premium em questão pode ir desde projetos especiais, até transmissões ao vivo, tutoriais de criação e acesso a arquivos-fontes.

4. Descobrir vagas de emprego

Como já citamos aqui, quem está em busca de oportunidades profissionais encontra no Behance um espaço dedicado exclusivamente para ofertas de emprego na área de criação. Empresas que possuem um perfil na plataforma podem divulgar suas vagas em aberto na aba “Carreiras” – com especificações sobre a oportunidade em questão –, e o profissional que se interessar pelo emprego, pode se candidatar diretamente pelo serviço.

Além disso, o usuário pode filtrar as vagas pelo tipo de trabalho que procura, localização do job, campo de criação e até mesmo palavra-chave.

E você, já conhecia e havia usado o Behance? Que impressões possui sobre a plataforma? Compartilhe suas opiniões com a gente na Comunidade do Tecnoblog!

Esse conteúdo foi útil?

Paula Alves

Autora

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque