Midjourney bane contas ligadas ao Stable Diffusion após caso de botnet

Equipe do Midjourney suspeita que funcionários da Stability AI foram responsáveis por data scraping que derrubou serviço por quase 24 horas

Felipe Freitas
Por
Inteligência artificial
Midjourney acusa rival do ramo de IA generativa de imagens de data scraping (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A empresa por trás da ferramenta de IA de imagem Midjourney acusa a concorrente Stability AI de organizar uma operação de data scraping (raspagem de dados). Ela acusa a empresa rival de usar uma botnet para coletar dados de prompts e imagens geradas com inteligência artificial. A ação de data scraping teria ocorrido no começo de março e causado uma queda dos serviços por quase 24 horas.

Uma investigação interna da Midjourney aponta que o ataque da botnet foi realizado por duas contas ligadas a funcionários da Stability AI. Como consequência dessa investigação, todos os perfis de empregados da concorrente foram banidos por tempo indeterminado do Midjourney. A empresa também atualizou a política de uso para dizer que funcionários de concorrentes serão banidos em casos de “automação agressiva” ou causar queda do serviço.

Stability AI se defende das acusações

O futuro dos artistas é competir com inteligências artificiais? (Imagem: Vitor Pádua & Midjourney / Tecnoblog)
Midjourney apontou o dedo para a Stability AI, que se pronunciou sobre o caso (Imagem: Vitor Pádua & Midjourney/Tecnoblog)

O CEO da Stability AI, Emad Mostaque, se defendeu da acusação dizendo que a empresa não ordenou nenhuma ação contra a Midjourney. Ele aproveitou a situação para destacar que o modelo SD3, usado pelo Stable Diffusion, é o melhor do mercado — em outras palavras, disse que não teria por que raspar dados de um serviço supostamente pior.

A Stability abriu uma apuração interna. Por sua vez, o fundador do Midjourney, David Holz, respondeu via X/Twtter que repassou informações para ajudar na investigação.

O suposto ataque de botnet ao Midjourney ocorreu no dia 2 de março, derrubando a IA por quase 24 horas. Já no dia 6, a empresa publicou uma nota em seu Discord informando que a causa da queda era um ataque originário de contas pagas. Nessa nota, a Midjourney já acusava funcionários da Stability AI.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Stable Diffusion na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados