Motorola prepara celular com câmera frontal retrátil e tela sem notch

Motorola terá celular com câmera pop-up que se levanta para tirar selfies; Xiaomi, Huawei e OnePlus também usam tecnologia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Motorola

A Motorola está se juntando à Xiaomi, Huawei e OnePlus: ela prepara um novo celular, de nome ainda desconhecido, com câmera frontal retrátil para uma tela sem notch. Fotos vazadas mostram um módulo pop-up que se levanta da parte superior para tirar selfies.

Evan Blass já havia compartilhado duas imagens desse novo aparelho da Motorola, e agora o XDA Developers obteve fotos confirmando que ele realmente possui uma câmera pop-up para selfies. As imagens tiveram que ser editadas para proteger a identidade da fonte, por isso diversas partes estão pixeladas.

Graças à câmera retrátil, a tela não precisa de notch para reduzir a borda superior. No entanto, há um queixo com o logotipo da Motorola (ainda isso). A tela é plana e tem cantos arredondados.

Motorola

Celular da Motorola pode vir sem Android One

O XDA Developers acredita que este celular não fará parte do programa Android One. O layout da tela inicial é igual ao do Motorola One Zoom lançado hoje, que não terá atualizações garantidas do Google. E ele é diferente do padrão que vemos no Motorola One Vision e One Action (widget de clima do Google na parte superior, barra do Google na parte inferior, navegação por gestos ativada).

Os detalhes ainda são escassos: não sabemos a resolução da câmera frontal, nem como será a traseira. O nome deste celular ainda é um mistério, mas deve aparecer em breve — a Motorola vem passando por diversos vazamentos nos últimos meses.

Motorola vazado frente

A câmera retrátil é uma forma de aumentar o aproveitamento da tela sem depender de um notch. Ela está presente no Xiaomi Mi 9T, oficialmente à venda no Brasil; além do Huawei Y9 Prime 2019 que foi homologado pela Anatel e deve chegar ao país. O OnePlus 7 Pro também possui uma câmera motorizada para selfies.

O próximo passo é embutir a câmera frontal atrás da tela. Xiaomi e Oppo trabalham nessa tecnologia: elas apresentaram seus protótipos em junho, mas não deram um prazo para lançamento.

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados