Netflix atinge marca de 5 bilhões de DVDs enviados

Serviço de envio de DVDs pelo correio ainda funciona e tem mais de 2 milhões de assinantes

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Funcionário da DVD.com comemora quinto bilionésimo DVD enviado (Foto: Netflix)

Antes de se tornar uma gigante do streaming, a Netflix começou operando como uma empresa de aluguel de DVDs pelo correio. Essa modalidade nunca chegou ao Brasil, mas continua disponível nos Estados Unidos e atingiu um marco histórico: na segunda-feira (26), o quinto bilionésimo DVD foi enviado a alguém que ainda consome filmes em mídias físicas.

O marco foi comemorado pelos funcionários no escritório da DVD.com, subsidiária da Netflix responsável pelas mídias físicas, com direito a bolo, balões e um contador em tempo real dos DVDs enviados.

O DVD de número 5.000.000.000 foi a comédia de ficção científica Um Pirado no Espaço (RocketMan, no título original), de 1997, em que um programador atrapalhado é chamado para substituir um astronauta ferido em uma missão tripulada para Marte. E não, não tinha um jeito mais simples de assistir ao filme: ele não está no catálogo de streaming da Netflix.

Atualmente, o serviço de DVDs pelo correio da Netflix tem 2,4 milhões de assinantes no mercado americano, de acordo com a Variety, contra 151 milhões de pagantes da plataforma de streaming ao redor do mundo. As mídias físicas são enviadas a partir de 17 centros de distribuição espalhados pelos Estados Unidos. No auge, a empresa chegou a operar cerca de 50 hubs.

Android / interface do app DVD Netflix / como funciona a netflix

Quem não possui uma boa conexão à internet ainda consegue assinar o serviço de entrega de DVDs: ele custa entre US$ 7,99 e 11,99 por mês para receber 1 ou 2 DVDs por vez. O frete para o próximo dia útil é grátis, e os DVDs podem ser devolvidos quando quiser, sem multas por atraso. Revolucionário! E rendeu US$ 46 milhões de lucro à Netflix só no segundo trimestre deste ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados