Netflix perdoa a dívida de quem estava com DVDs antigos parados em casa

Pioneira no streaming, Netflix iniciou seus serviços fornecendo locação de DVD via correio; serviço de aluguel de DVDs encerrará atividades no dia 29 de setembro

Felipe Freitas
Por
Netflix
Netflix encerrará seu serviço de aluguel de DVD no próximo mês (Imagem: Thiago Mobilon/Tecnoblog)

A Netflix divulgou nesta semana que perdoará todos os seus clientes que não devolveram os DVDs alugados. Sim, você leu bem: DVDs. O serviço de locação de DVDs por correios, que foi o primeiro mercado da empresa, encerrará no dia 29 de setembro. A Netflix ainda dará alguns “presentes” para os fiéis clientes que continuaram alugando os filmes mesmo com a popularização do streaming.

Aqui no Tecnoblog nós já contamos a história da Netflix. Todavia, se você está chegando aqui agora ou realmente não sabia desse passado, vamos relembrar: quando a internet ainda era mato, a Netflix criou um serviço online de aluguel de DVDs — ela nunca levou isso para outros países.

Você criava uma lista ordenada de filmes que queria ver, recebia em sua casa e pagava uma mensalidade. Quando quisesse ver outros filmes, precisava reenviar os que você já tinha — bem parecido com o que o Kindle Unlimited faz hoje. Porém, assim como a Blockbuster, o aluguel de DVDs da Netflix morre pelo avanço do streaming.  

Netflix não vai cobrar pelos DVDs não devolvidos

Na rede social anteriormente conhecida como Twitter, a Netflix informou que quem tiver DVD a devolver não será cobrado por não retorná-lo. Ou seja, é um presente para os assinantes que não abandonaram o serviço mesmo com os vários streamings no mercado.

Print no qual a conta DVD Netflix no Twitter informa que não irá cobrar a devolução
Netflix informa que não cobrará quem deve devolução de DVDs (Imagem: Reprodução/Netflix)

A última leva de DVDs será enviada para os clientes no dia 29 de setembro. Depois disso, o máximo que a Netflix fará será receber os filmes de quem, por algum motivo, quiser devolvê-los — mas só até 29 de outubro.

No entanto, esse perdão da empresa já abre um brecha: quem tiver DVDs em casa nem precisa se dar o trabalho de mandar agora. A partir do dia 29 de setembro, está tudo perdoado.

E a Netflix “promete” mais alguns “presentes” para os fiéis assinantes. Alguns clientes sortudos ganharão até 10 DVDs aleatórios da lista de filmes. Também no Xwitter (como diz um narrador da ESPN), a empresa explicou que esses presentes dependem da disponibilidade dos DVDs.

Logo, alguns podem receber todos os 10 presentes prometidos, uma parte dos DVDs da lista ou nada. A única certeza é que uma capítulo da história da Netflix se encerra.

Com informações: The Verge (1 e 2)

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados